Redação com assessoria
Em Brasília, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD-PR), que foi empossada na quarta-feira (1º) para seu terceiro mandato, — mas que deve nos próximos dias se licenciar para assumir a Secretaria de Mulher e Igualdade Racial do Governo do Paraná, como anunciou o governador Ratinho Junior na primeira quinzena de janeiro —, esteve no Ministério do Turismo, para entregar à nova ministra, Daniela do Waguinho, um pedido para a construção de Centro Cultural, na comunidade de Bugre Alto, em Chopinzinho.
A reunião entre as ex-colegas de Câmara dos Deputados, que atuaram juntas na defesa da Primeira Infância e em defesa das pessoas idosas foi ainda na terça-feira (31), quando a paranaense iniciou as tratativas de investimento de R$ 1,5 milhão do Ministério do Turismo para a obra.
Leandre explicou para a ministra que, em Chopinzinho, há mais de 60 anos é realizada a Festa do Imigrante na comunidade do Bugre Alto. A festividade conta com a participação de autoridades estaduais e também celebração religiosa.
“Todos os anos, na sexta-feira Santa, é realizada na comunidade de São Luiz, em Chopinzinho, a encenação da morte e ressurreição de Cristo, que movimenta o turismo local pela presença de visitantes de outros municípios do sudoeste do Paraná, que vão acompanhar o evento religioso”, completou.
A comunidade
De acordo com a Prefeitura de Chopinzinho, a comunidade 25 de julho foi fundada no ano de 1955, na comunidade do Bugre Alto.
Na localidade, composta por vários descendentes de alemães, busca-se manter vivo o idioma, além da participação de crianças e jovens no Grupo de dança Freundschaft Tanzgruppe.
Ainda de acordo com a Prefeitura, na comunidade são realizando festividades tradicionais como: a Festa do Imigrante; do Colono e do Motorista e a Noite Cultural Alemã, onde é servido Café Colonial e ocorrem apresentações de grupo de dança folclórica germânica.
Comentários estão fechados.