Única brasileira a participar da conferência Cidades Amigáveis às Pessoas Idosas na América Latina, na segunda-feira (24), a deputada federal Leandre Dal Ponte falou sobre conquistas e desafios para tornar as comunidades melhores para as pessoas idosas no Brasil. Ela participou do evento, organizado pela OPAS/OMS (Organização Pan-Americana e Organização Mundial da Saúde), ao lado de especialistas no assunto do México, Argentina Costa Rica e Chile.
O evento foi virtual e uma oportunidade de debater espaços de envelhecimento ativo e saudável em toda a porção sul do continente. Os especialistas compartilharam experiências realizadas em cada país, que transformam para melhor a vida das pessoas idosas.
Leandre, que é presidente da Comissão Externa do Envelhecimento Saudável da Câmara dos Deputados, explanou sobre a experiência exitosa do programa Cidade Amiga do Idoso, em parceria com a OMS.
“Temos no Brasil uma legislação robusta para as pessoas idosas. Mas, como em vários países da América Latina, temos o desafio urgente da transição demográfica. No Brasil, acredito que o maior desafio é colocar o tema do envelhecimento saudável na agenda política”, disse a parlamentar paranaense.
Como resultado de um trabalho em parceria com a OPAS/OMS que iniciou em 2016, 12 municípios do Estado do Paraná já foram certificados como Cidade Amiga do Idoso. E, de acordo com os números apresentados pela deputada, outros 13 municípios estão em processo de certificação.
“A cada dia, nós recebemos novos pedidos de municípios que querem entrar na Rede Global de Cidades Amigas da Pessoa Idosa”, complementou Leandre. Segundo ela, a iniciativa deu tão certo que chamou a atenção do Governo do Paraná, que hoje é parceiro na sensibilização e implementação do Cidade Amiga do Idoso em novos municípios.