Na sessão ordinária dessa quarta-feira (3), a Câmara Municipal de Pato Branco aprovou em segunda votação, o Projeto de Lei nº 82, de 2022, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito especial, no valor de R$ 1.881.360,65, junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Os recursos serão destinados à revitalização da praça anexa à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, e à construção da nova Casa Temática, para utilização nos diversos eventos festivos do Município, como Natal, Páscoa e Dia dos Namorados.
Também em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 84, de 2022, que autoriza o Executivo abrir crédito suplementar no exercício de 2022, no valor de R$ 576.815,82, para o desenvolvimento de diversas ações da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segundo o projeto, os recursos serão utilizados para “aquisição de equipamentos e materiais permanentes; material de consumo; funcionalismo; subvenções sociais; diárias; passagens e despesas com locomoção, obras e instalações, entre outras”.
De autoria da vereadora Thania Maria Caminski Gehlen (PP) também foi aprovada a Moção de Aplauso nº 8, de 2022, a ser concedida ao time de futsal feminino do bairro Planalto, pela conquista do título do Campeonato de Interbairros.
Retorno à Acamsop
Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 53, de 2022, que autoriza o Poder Legislativo de Pato Branco a filiar-se e contribuir, mensalmente, com a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop).
O PL aprovado é de autoria da Mesa Diretora da Câmara, composta pelos vereadores Claudemir Zanco (PL), presidente; Dirceu Boaretto (Podemos), vice-presidente; Eduardo Albani Dala Costa (MDB), 1º secretário; e Romulo Faggion (União Brasil), 2º secretário.
A votação contou com a presença do presidente da Acamsop, vereador de Santo Antônio do Sudoeste, Claudio Alain do Carmo, que foi convidado a participar da sessão, junto à Mesa, além da presença dos membros da Associação, Marcus Braz, Matheus Scheitt e Gilberto Guzzi.
De acordo com o presidente da Acamsop, a aprovação do Projeto desta Lei é um momento festivo para a instituição. “A Associação teve duros pesares no passado, mas estamos tentando, com muito esforço, reconstruir nossa história, em que o principal objetivo é empoderar o vereador, a vereadora. E nós precisamos, mais do que nunca, deixarmos de ser meros coadjuvantes e nos tornarmos verdadeiros protagonistas da história política do sudoeste do Paraná”, concluiu Claudio.