Na sessão ordinária de quarta-feira (13), o presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, Claudemir Zanco (PL), anunciou o recesso parlamentar no período de 16 a 31 de julho, com os trabalhos sendo retomados no dia 1º de agosto.
Na mesma sessão foi realizada a composição da Comissão de Representação, que será responsável por conduzir os trabalhos necessários durante o período de recesso parlamentar.
A Comissão de Representação foi formada pelos vereadores Lindomar Brandão (PP) – nomeado presidente da Comissão, Dirceu Luiz Boaretto (Podemos), Eduardo Albani Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Rafael Celestrin (PSD) e Romulo Faggion (União Brasil).
“Haverá o recesso, mas a Casa continuará ativa para qualquer projeto de lei de interesse do Executivo e da população de Pato Branco”, frisou.
A Comissão de Representação somente se reúne se tiver convocação extraordinária, que pode ser feita apenas pelo presidente da Comissão ou pelo prefeito.
Analista legislativo
Durante a sessão, o presidente do Legislativo também anunciou que a Câmara vai chamar, a partir da próxima segunda-feira (18), mais um integrante para a equipe administrativa.
“Será convocado um analista legislativo. Terá um papel jurídico na Casa, dará apoio a todas as comissões, terá uma participação muito especial na formalização de leis. Qualquer vereador que tiver a indicação de um projeto e ele poderá montar o bojo do projeto, fazer todo o estudo da possibilidade de apresentação de leis, fará a intermediação entre os vereadores e o legislativo da Casa. Dará apoio também no processo de compilações das leis que está sendo executada”, destacou.
Zanco explicou ainda que “a intenção de chamar mais um integrante para a equipe administrativa é antiga, inclusive cogitada por outros presidentes, mas não foi possível”. No caso do vereador Joecir Bernardi, por exemplo, não pode chamar devido a Portaria do Governo Federal.
“O analista legislativo também fará um estudo no município de novos e futuros profissionais para a Casa. Como a cidade está crescendo, o Legislativo também tem que fazer esse investimento em pessoas para auxiliar na estrutura”, frisou.
Vagas de estacionamento
Na mesma sessão, participou como convidada Shéli Koller, que falou sobre “o direito de gestantes e lactantes utilizarem vagas de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida”.
Shéli foi convidada a participar da sessão pelos vereadores Claudemir Zanco (PL), Dirceu Luiz Boaretto (Podemos), Marcos Junior Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Thania Maria Caminski Gehlen (PP).
Ela explanou sobre as mudanças corporais que as mulheres passam no período da gravidez e a necessidade de vagas de estacionamento específicas para as gestantes. Ela também pediu o apoio dos vereadores e da sociedade, para que o Município, por meio do Depatran, cumpra a Lei Municipal nº 5.057, de 5 de dezembro de 2017, de autoria do vereador Claudemir Zanco, que “dispõe sobre a reserva de vagas de estacionamento especial para gestantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo no município de Pato Branco”.