Marcelo Coan
Com oito, dos nove votos, o vereador Rennã Higor Fedrigo (MDB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste. A eleição foi realizada no dia 19 de dezembro, numa sessão especial. A posse ocorre no dia 1° de janeiro de 2023, conforme prevê o regimento interno. Apesar de o mandato da mesa diretora ser de dois anos, Fedrigo será o quarto presidente a assumir o comando do Legislativo lourenciano. Ele ainda deve dividir a gestão com a colega de partido, Marlice Villani Perazoli. Há um acordo para que ela assuma a cadeira no último ano.
Compõem também a mesa diretora a vereadora Marlice Villani Perazoli (MDB) – vice-presidente – e os vereadores Mauro Michelon (MDB) – primeiro secretário – e Jotha Antunes (PP) – segundo secretário. Ambos receberam oito votos.
Provocado a avaliar o pleito, Fedrigo afirma que o resultado representa o anseio da sociedade. Ele justifica isso observando que na eleição de 2020 houve uma renovação significativa na Casa de Leis. “A Câmara de Vereadores é, entre os poderes, o que mais tem representação na sociedade. Temos nove vereadores que foram eleitos defendendo suas bandeiras e propostas e representando as regiões do município”, disse adiantando que quer empregar um mandato jovem, com o fortalecimento da representação e prioridade na entrega de resultados.
Fedrigo explicou que a eleição de presidente do Legislativo Lourenciano é resultado de uma construção de longo prazo. Segundo ele, por ter sido o vereador mais votado em 2020, algumas pessoas até o questionaram por não ter colocado a nome a disposição no primeiro biênio. “Eu entendi que era uma nova missão e eu precisava experienciar o trabalho como vereador para depois contribuir em outros setores do Legislativo”, disse citando o fato de ter presidido algumas das principais comissões da Casa de Leis. Entre elas, destacou a de legislação, justiça e redação. O vereador avalia que tudo isso o credenciou para o cargo de presidente.
Trabalho
Embora vá chefiar o Legislativo, Fedrigo reafirma que é um vereador eleito pela base do atual governo. “Durante a campanha ajudei a defender o plano de governo e a gente tem o compromisso de fazer com que isso seja cumprido”. Segundo ele, na função de presidente, o objetivo é ajudar a trabalhar e despachar as pautas do governo e fazer com que os trâmites dos projetos sejam céleres. A ideia é que nada fique trancado por disputas políticas. Além disso, ele quer que a Câmara seja mais representativa dentro do município.
O novo presidente entende que o trabalho do Legislativo está crescendo. Nessa esteira, ele vê a necessidade de algumas implementações de ordem legislativa e de estrutura física. Ele conta que tudo será exposto aos demais membros da mesa diretora, vereadores e equipe técnica da Casa de Leis através de um plano de ação.
Combinado
Sobre a alternância da presidência com a colega de partido em 2024, Fedrigo explica que é um entendimento construído em conjunto. Ele lembra que a colega de bancada é uma vereadora de terceiro mandato e, por isso, tem bastante experiência. “Até hoje a Câmara de Vereadores nunca teve uma mulher como presidente”, disse afirmando que há esse combinado e compromisso.
Formação das comissões permanentes
Além da eleição dos membros da mesa diretora, a sessão especial serviu para a formação das comissões permanentes. A divisão segue a proporcionalidade de cadeiras que cada partido possui no Legislativo. Comissão de legislação, justiça e redação – Mauro Cesar Michelon, presidente; Jotha Antunes, vice-presidente; e Silvian Hentz (PT), membro. Comissão de finanças, orçamento e contas – Silvian Hentz, presidente; Marlice Perazoli, vice-presidente; e Mauro Cesar Michelon, membro. Comissão de obras, serviços públicos e urbano – Ledeni Pieta (PL), presidente; Edson Ferrari (MDB), vice-presidente; e Adílio Carubin (PSDB) membro. Comissão de educação, cultura, saúde e assistência social – Marlice Perazoli, presidente; Ledeni Pieta, vice-presidente; e José Deon (PP), membro. Comissão de agricultura e meio ambiente – Edson Ferrari, presidente; José Deon, vice-presidente; e Adílio Carubin, membro. Comissão de ética e decoro parlamentar – Mauro Cesar Michelon, presidente; Jotha Antunes, vice-presidente; e Edson Ferrari, membro.
Comentários estão fechados.