Aline Vezoli
A Paróquia São Jorge, de São Jorge D’Oeste, foi o palco de lançamento do livro “Uma vida dedicada a Deus, à família e ao próximo”, escrito pela senhora Rosalina Fachinello Marafon, ministra auxiliar da comunidade. O ato aconteceu durante a celebração da santa missa, presidida pelo dom Edgar Xavier Ertl, no dia 5 de março.
A ideia de relatar a história de vida em um livro aconteceu a partir de uma conversa entre dona Rosalina com Dom Agostinho, seguido de diálogo com Dom José Peruzzo e sendo concretizado a partir de Dom Edgar, após a senhora encontrar inspiração divina em sua trajetória a serviço da igreja e sua religiosidade.
Rosalinda nasceu em 18 de janeiro de 1941, na cidade de Cotinga, conhecida atualmente como Encantado, no Rio Grande do Sul. Quando criança, ela mudou-se com a família para a antiga Linha Sete de Setembro, município de Xavantina, em Santa Catarina.
Depois de certo tempo, a senhora mudou-se novamente para Chopinzinho, onde permaneceu por dois anos e, já em matrimônio, se mudou para São Jorge D’Oeste, local em que reside até hoje.
De família humilde e muito religiosa, Rosalina dedicou a vida para a comunidade, como leiga consagrada, catequista e ministra na igreja que frequenta, “servindo Deus e aqueles que mais necessitam”.
A senhora conta que sentiu um chamado divino ainda criança e, com o passar dos anos, a presença de Deus se tornou mais constante e intensa, até que a ideia de relatar sua vida em um livro foi surgindo. “Eu quero que tudo isso seja em louvor de Deus, o crescimento do bem entre a humanidade, pela conversão do mundo, para falar da minha vida desde criança”, comenta.
Rosalina comentou que, no livro, ela revela, além de sua história com a religiosidade, um segredo. “Esse trabalho e a voz de Deus que me comunicava, que eu devia fazer penitência, rezar muito, e ali chegou um tempo quase 40 anos depois, que comecei a contar para algumas pessoas que Deus escolhia para me ajudar nessa caminhada”, complementando que precisou revelar tudo para a igreja, onde recebeu apoio para concretizar o livro.
Segundo o padre Nelson Marostica, em entrevista para a Rádio RCS FM, Rosalina é uma senhora que contribui com a comunidade e com a igreja ativamente, além de plantar alimentos para destinar aos mais necessitados no município. “Isso me chamou a atenção, a presença muito forte da religiosidade, visitando doentes, dando catequese para os adultos, é uma pessoa iluminada e convicta do que ela quer”, comenta, além de citar que a senhora sempre consegue passar a mensagem que precisa e atrair as pessoas.
O padre seguiu comentando que Rosalina “é uma pessoa dedicada e cuidadosa com os mais necessitados, que a veem como uma mãe, essa é uma identidade que está deixando não só para a paróquia, mas também para a cidade”, finaliza.
O livro tem um custo de R$ 30, sendo que a arrecadação será destinada para a formação de padres no seminário. “Essa abertura desse segredo que eu guardava a muito tempo e Deus iluminou, é muito importante pois através dele tudo vai se revelar”, comentou a senhora. Quem tiver interesse em adquirir a obra pode entrar em contato pelo número 46 99974 2067, tratar com Marlene.