Na tarde da quinta-feira (7), foi realizada a assinatura do documento que libera os recursos do Governo do Estado para a obra de pavimentação asfáltica do trecho que liga Mariópolis (PR) ao município de São Domingos, no oeste de Santa Catarina. A solenidade de liberação dos recursos aconteceu no auditório da Escola Técnica Raphael Pocai, e contou com a presença de lideranças de entidades, empresas e cooperativas locais, além de autoridades do poder público.
A construção da rodovia envolverá o trabalho dos governos do Paraná e de Santa Catarina. Dos cerca de 23 Km de estrada, aproximadamente 5 Km estão em Mariópolis e aproximadamente 18 Km estão em São Domingos.
A expectativa é de que os trabalhos no lado paranaense comecem em até 60 dias. Não foram divulgados os prazos do trecho de Santa Catarina, porém, a construção está garantida por conta do alinhamento entre os dois Estados. “No início do ano estive conversando com o governador Moisés para verificar o posicionamento do governo catarinense, e me foi garantido que eles iniciariam todas as tratativas”, disse o ex-chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva.
Do lado do Paraná, deverão ser investidos mais de R$ 6 milhões, viabilizados por meio de convênio com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A obra deve durar pelo menos um ano.
O prefeito de Mariópolis, Mario Paulek, disse que a pavimentação do trecho é uma reivindicação de pelo menos 30 anos. Segundo ele, a obra facilitará o escoamento de produção agrícola e o deslocamento da comunidade entre os dois municípios, que realizam um intercâmbio de produtos e serviços.
A ligação deve estreitar também a ligação de outros municípios das duas regiões. Algumas cidades de Santa Catarina estão em consórcios de saúde para a realização de serviços em Pato Branco, por exemplo.
“Sempre falávamos dessa estrada e agora é um momento muito feliz, com todo o trabalho e dedicação de todos os envolvidos. É um dia muito especial para o povo mariopolitano. Essa estrada é muito importante para São Domingos, Mariópolis, e as regiões oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná”, disse o prefeito.