Licitação do Contorno Noroeste em Pato Branco tem vencedor

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quinta-feira (10) o resultado da licitação para a pavimentação do lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco, localizado na região Sudoeste do Estado.

O consórcio formado pelas empresas F. Zancanaro Terraplenagem Ltda., Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. e Duovias Engenharia Ltda. foi declarado vencedor com uma proposta no valor de R$ 148.900.000,00. A escolha ocorreu após a desclassificação da empresa originalmente mais bem colocada, que não apresentou a documentação e a planilha de valores dentro do prazo estabelecido. A proposta do consórcio foi aprovada pela comissão de contratação do DER/PR, após a análise dos documentos de habilitação.

A publicação do resultado marca o início do prazo legal para interposição de recursos. As demais empresas participantes podem manifestar a intenção de recorrer, tendo, a partir disso, três dias úteis para apresentar seus argumentos. Caso haja recurso, o consórcio vencedor terá igual prazo para apresentar contrarrazões.

Detalhes da obra

A intervenção prevê a pavimentação de um novo trecho de 14,34 quilômetros da PR-916, abrangendo o Contorno Noroeste de Pato Branco. O segmento terá início na rotatória de entroncamento com a PR-493 e seguirá até a conexão com a PRC-158.

A rodovia será construída com pavimento flexível asfáltico, contando com duas faixas de tráfego de 3,6 metros de largura e acostamentos de 3 metros em ambos os lados. Estão previstas terceiras faixas em trechos de aclives acentuados, totalizando 8,12 quilômetros.

O projeto inclui a construção de um viaduto no entroncamento com a PRC-158, ao final do contorno, e uma interseção em nível com a Estrada Irineu Bertani, via de acesso ao Aeroporto Municipal de Pato Branco.

Outras melhorias contemplam a implantação de um sistema de drenagem pluvial, dispositivos para travessia de cursos d’água — como bueiros, pontilhões e galerias —, além de nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária e serviços complementares, como o plantio de vegetação nas margens da via.

O contrato, após homologação da licitação, terá prazo de execução de 900 dias (30 meses), sendo os primeiros seis meses destinados à elaboração do projeto executivo e os 24 meses subsequentes à execução das obras.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.