Licitação para o novo Planetário acontece em 7 de novembro

O Governo do Paraná iniciou o processo licitatório para a construção do novo Planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Empresas de Engenharia e Arquitetura interessadas poderão enviar propostas e disputar lances até o dia 7 de novembro, pelo sistema eletrônico de licitações do Governo Federal. O valor máximo é de R$ 49.977.775,91 e todos os detalhes do edital podem ser conferidos online no Portal Nacional de Contratações Públicas, no site de Contratações Públicas do Estado e no Portal da Transparência.

Projeto une educação, ciência, inovação e sustentabilidade

O novo planetário ocupará mais de 4.500 m² de área construída e será o maior e mais moderno da América Latina, com estrutura formada por cúpula de projeção imersiva, auditório, salas expositivas, ambientes pedagógicos, área administrativa, espaços de apoio ao visitante e revitalização da trilha do Rio Canguiri.

Para garantir eficiência estrutural e sustentabilidade, o projeto utilizará madeira engenheirada, técnica que oferece maior resistência, estabilidade e minimiza resíduos em comparação ao concreto ou aço, reduzindo custos e impacto ambiental.

Equipamento de projeção de última geração

Na semana passada, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou parceria inédita para aquisição do equipamento de projeção junto à empresa alemã Carl Zeiss, referência mundial em qualidade de lentes e sistemas ópticos para planetários. A previsão é que o equipamento, considerado o mais avançado do mundo, chegue ao Paraná em até 12 meses.

Ratinho Junior ressalta que o novo planetário vai integrar educação, ciência, tecnologia e turismo, tornando o Parque da Ciência um ambiente único e inovador para visitantes de todo o Brasil e da América Latina.

Modernização e infraestrutura do Parque da Ciência

Além do planetário, o Parque passará por revitalização completa: reforma dos pavilhões existentes, implantação de novas passarelas, rotas acessíveis, melhorias nos serviços, climatização, segurança, sinalização, prevenção de incêndios e paisagismo. O investimento soma mais de R$ 9 milhões. A regularização imobiliária da área já foi concluída, garantindo segurança jurídica para as obras e futuras ampliações planejadas.

A iniciativa integra cooperação entre o Instituto Fundepar, a Seed (Secretaria da Educação) e a Seti (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), com apoio das Secretarias da Administração, do Planejamento e do Paraná Projetos.