As fortes chuvas que atingiram o Litoral do Paraná nos últimos dias causaram uma morte em Guaratuba e milhares de pessoas foram afetadas, além de terem provocado alagamentos e deslizamentos de terra em diversas cidades da região. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de um homem, cujo corpo foi encontrado neste sábado (8) na localidade de Ribeirão Grande, em Guaratuba. As buscas por uma mulher de 20 anos que segue desaparecida continuam.
Chuvas Intensas
De acordo com um balanço preliminar da Defesa Civil, aproximadamente 4 mil pessoas foram afetadas direta e indiretamente pelas chuvas no Litoral do Paraná. Esse número inclui tanto aqueles que tiveram suas casas alagadas quanto os que não conseguiram se deslocar devido à subida das águas. As cidades mais atingidas foram Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Antonina.
Guaratuba
A situação mais crítica foi registrada na área rural de Cubatão, em Guaratuba, onde diversas casas foram alagadas, incluindo a subprefeitura. Cerca de 3 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente na região, e equipes de resgate estão trabalhando para atender a população. Além disso, a cidade lamenta a morte de um homem, cujo corpo foi encontrado em Ribeirão Grande.
Morretes
Em Morretes, diversos bairros foram afetados, com 147 residências atingidas e 686 pessoas afetadas. Apesar dos alagamentos, não há desalojados ou desabrigados na cidade. A Defesa Civil informou que os moradores já retornaram para suas casas. Três regiões da cidade receberam alertas de Cell Broadcast sobre a situação das chuvas.
Paranaguá e Antonina
Em Paranaguá, as áreas mais atingidas foram a Colônia Pereira e Alexandra. A Defesa Civil informou que a água já baixou e que está sendo feito o levantamento das casas prejudicadas. Em Antonina, as regiões do Cedro e Ponta da Pita foram as mais afetadas, com 75 casas atingidas e 300 pessoas afetadas.
Jovens Ilhados em Guaratuba
Um caso que chamou a atenção foi o de 13 estudantes que ficaram ilhados em um micro-ônibus no bairro Cubatão, em Guaratuba, quando voltavam para casa após o turno da noite. O veículo não pôde prosseguir devido à água que invadiu a pista. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela manhã e realizou buscas aéreas e marítimas para localizar o veículo. Felizmente, quando a água baixou, parte dos alunos foi retirada por um veículo particular, e os demais seguiram para casa em segurança.
Leia também
- Ensino à distância para vestibulares apresenta excelentes resultados
- Azuriz perde em casa para o Coritiba
Quantidade de Chuva
De acordo com o Simepar, em menos de 18 horas, entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8), foram registrados mais de 276,2 mm de chuva em Morretes, 171,8 mm em Antonina, 144,4 mm em Paranaguá, 173,8 mm em Guaraqueçaba, 170,6 mm em Matinhos e 282,4 mm na Serra do Mar.
Previsão do Tempo
A previsão para os próximos dias é de redução da intensidade da chuva no Litoral do Paraná. No domingo (9), o tempo deve ficar mais firme, com predominância de sol. O início da próxima semana deve ser de tempo mais seco em toda a região.
Rodovias Afetadas
A Serra do Mar registrou deslizamentos de terra na BR-277, que chegaram a interditar a rodovia, mas já contam com desvios. A PR-508 e a PR-407 também foram afetadas por alagamentos, mas já foram liberadas.
Ajuda Humanitária
A Sanepar anunciou que vai enviar 20 mil copos de água para Morretes e disponibilizará um caminhão-pipa para auxiliar no abastecimento da cidade.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.