O deputado Adão Litro (PSD) protocolou projeto de lei que autoriza a circulação de caminhões de nove eixos no Sudoeste do Paraná. A proposta libera Combinações de Veículos de Carga (CVC) com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) entre 57 e 74 toneladas, comprimento de 19,80 a 30 metros, regulamentados por Autorização Especial de Trânsito (AET).
A malha rodoviária abrange 168,99 quilômetros, conectando Cascavel, Realeza, Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra, além dos contornos de Francisco Beltrão e vias até Dois Vizinhos, São Jorge d’Oeste, São João, Chopinzinho e Candói. O texto garante segurança jurídica e fluidez logística para escoamento da produção regional.
Deputado destaca eficiência para safras agrícolas e avicultura local
Adão Litro enfatizou a importância das rotas para transporte de safras agrícolas, produção leiteira e avícola. “A liberação dos caminhões de nove eixos garante eficiência logística, reduz custos e permite que nossa produção chegue mais longe, com qualidade e no tempo certo”, afirmou o deputado.
Industriais e cooperativas apontam a Portaria nº 172/2025 do DER-PR como gargalo logístico. A restrição eleva custos de produção e frete, reduz competitividade nos mercados nacional e internacional e prejudica o escoamento agrícola e industrial da região.
Último dia para inscrições no PSS da Prefeitura de Pato Branco
Medida fomenta economia e atrai investimentos ao Sudoeste paranaense
O projeto visa fomentar a economia regional, atrair investimentos e ampliar capacidade de transporte. “É fundamental para o desenvolvimento dos municípios do Sudoeste”, completou Litro. O texto segue para análise nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Paraná.





