Ana Paula é economista, foi sócia da Zahar até a venda para a Companhia das Letras, e aceitou o convite da amiga de infância Ciça Pinheiro, de 44 anos, ex-Trip e responsável pela estratégica de marca e comunicação da Todavia, para esse projeto – que começou a ser estruturado em outubro. “Amamos livrarias e sabemos que há excelentes livrarias. No online, achamos que essa parte de dica, seleção e conteúdo tinha um lugar ainda não totalmente explorado. Para nós, é importante ajudar o leitor a encontrar um livro e o livro encontrar um leitor. Fazemos nossas seleções e contamos por que escolhemos essas obras”, diz Ciça.
A Dois Pontos tem 10 funcionários e base em São Paulo. Ana Lima Cecilio, que teve passagens por editoras como a Biblioteca Azul, da Globo, e a Carambaia, é a gerente de conteúdo. Outro diferencial da livraria é que ela já nasce com dois clubes de assinatura, um modelo de negócio que conquistou muitos leitores durante a pandemia.
O Histórias Irresistíveis manda para os assinantes uma obra inédita de ficção. O Bússola, um livro de não ficção, sempre sobre assuntos urgentes, que possa ajudar o leitor a entender melhor questões, por exemplo, como a indígena, ou o envelhecimento, ou o meio ambiente. “Um bom livro sempre nos dá uma nova perspectiva. Queremos livros que, de algum jeito, coloquem o assunto no colo das pessoas para elas pensarem sobre aquilo”, comenta Ciça.
A Dois Pontos chega num momento de crise para o mercado editorial, que se estende já há alguns anos. Com a pandemia, as livrarias físicas, que já vinham perdendo espaço, ficaram ainda mais prejudicadas e é consenso que é hora de repensar modelos. No meio-tempo, conforme mostrou a Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, revelada nesta terça, 25, livrarias exclusivamente virtuais foram responsáveis, em 2020, por 84% do faturamento das editoras.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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