Lombadas entram em operação dia 15 mas já flagram excessos

A Prefeitura de Pato Branco prevê que a ativação das lombadas eletrônicas aconteça a partir de 15 de janeiro. De acordo com o Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran), o município contará, inicialmente, com 12 dispositivos de fiscalização de velocidade. Atualmente, esses equipamentos estão em fase final de implantação e sofrendo os últimos ajustes, e passando pela verificação do órgão vinculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O diretor do Depatran, Robertinho Dolenga, explica que a previsão era que em 18 de dezembro fosse iniciado o funcionamento das lombadas com o registro e autuação de eventuais infrações de velocidade. No entanto, nem todos os equipamentos foram devidamente ajustados, o que resultou em uma prorrogação do prazo. “Diante disso, decidimos iniciar as atividades de todas as lombadas de forma simultânea, ou seja, no dia quinze. Isso também permitirá que os próprios motoristas se familiarizem com o dispositivo desses locais”, esclarece.

Excesso de velocidade


Apesar de não serem lavradas multas, os equipamentos já estão aferindo normalmente a velocidade dos veículos. Dessa forma, declara o diretor, constata-se que diversos motoristas passam nos locais imprimindo velocidades acima do permitido na via, o que comprovaria a importância das lombadas naqueles lugares.

O Depatran esclarece também que os locais determinados para receberem as lombadas foram definidos a partir de dados que comprovam a condição sensível quanto à possibilidade de acidentes. Diferentemente do caso dos radares (pardais), que controlariam a velocidade regulamentar na via, as lombadas (redutores de velocidade) requerem a redução da velocidade nos pontos específicos, sendo, no caso de Pato Branco, 40 km/h.
Outro dado informado pelo órgão de trânsito é que, comprovadamente, nos municípios onde se utilizam os mesmos dispositivos, o nível de eficiência chega a cem por cento, ou seja, o número de acidentes foi reduzido a zero.
“Em alguns pontos, condutores têm passado acima de noventa quilômetros por hora. Pato Branco não está na contramão do que as campanhas apresentam em termos de dados no Brasil, em torno de quarenta e cinco mil mortos todos os anos decorrentes de acidentes de trânsito. Comprovadamente, o excesso de velocidade somado à embriaguez ao volante são as causas de acidentes que mais contribuem para as mortes e ferimentos. Portanto, estamos trabalhando com o que tem mostrado os dados relacionados à prevenção de acidentes no Brasil”, alerta Dolenga.

Segurança e emergência


A utilização desses recursos tecnológicos em prol da segurança pública é outro fator ressaltado por Dolenga. As informações obtidas a partir dos dispositivos têm sido empregadas com bastante eficiência pelas forças policiais, que podem acessar no sistema alertas gerados aos órgãos de segurança quando, eventualmente, um veículo furtado transite pela cidade ou ainda para fins investigativos.
“Então, é importante destacar que ele também contribui no combate a crimes. Quando operacionalizamos o acesso aos órgãos de segurança, o banco de dados desse dispositivo fornecerá informações preciosas. Se um veículo furtado, por exemplo, em outra cidade, passar por uma lombada eletrônica, e esse dispositivo estiver conectado a esse banco de dados, ele fornecerá essa informação aos órgãos de segurança”, disse o diretor do Depatran, destacando ainda que já existe uma percepção positiva do SAMU em relação à diminuição de chamados de emergência nos locais com lombadas eletrônicas. “O próprio SAMU já se manifestou, dizendo que, após a colocação dos dispositivos, embora ainda não haja autuações, já percebeu uma diminuição de acidentes”, concluiu Dolenga.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.