
A Prefeitura de Londrina deu início, na manhã desta sexta-feira (22), aos testes com um ônibus elétrico no transporte coletivo urbano. O modelo integra os estudos de descarbonização energética e mobilidade sustentável no município e tem como objetivo atender especialmente o público turístico, conectando o centro da cidade a pontos estratégicos como a Rodoviária, o Aeroporto e os shoppings.
A apresentação do veículo ocorreu às 8h30 na plataforma F da linha 210 do Terminal Central. Em seguida, o ônibus já começou a circular.
Estrutura e autonomia
Com capacidade para 80 passageiros, o ônibus possui autonomia de 270 km, motor de 350 kW, 13 metros de comprimento, piso totalmente baixo, rampa de acessibilidade e ar-condicionado. O modelo testado é o Azure A13BR, fabricado pela chinesa TEVX Higer.
Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a avaliação abrangerá pontos como autonomia, tempo de recarga, trafegabilidade e desempenho nas ruas da cidade.
Testes em seis linhas
Durante 20 dias, o veículo circulará das 6h às 19h30 em seis linhas de diferentes regiões. Para facilitar a identificação, foi envelopado com design exclusivo.
As linhas atendidas serão:
- 213 – Catuaí Shopping
- 228 – Anel Central
- 108 – Albatroz
- 109 – Rodoviária
- 446 – Milton Gavetti/Norte Shopping
- 305 – Campus UEL
A operação será acompanhada pelas concessionárias Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul, responsáveis pelo transporte público da cidade.
Mobilidade sustentável em pauta
O presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, destacou que a iniciativa faz parte de um conjunto de alternativas estudadas para tornar Londrina referência em mobilidade sustentável.
“Além dos ônibus elétricos, também estamos avaliando modelos movidos a biometano. O objetivo é identificar qual tecnologia melhor se adapta à realidade local”, afirmou.
O diretor de Transporte da CMTU, Fernando Porfírio, acrescentou que a experiência será decisiva para futuras aquisições: “Com este teste, poderemos avaliar o comportamento do veículo em Londrina e ter dados concretos para escolher os melhores modelos disponíveis no mercado”.
Atualmente, veículos similares já circulam em capitais como São Paulo, Goiânia e Belém, além de cidades paranaenses como Curitiba e Cascavel.
Comentários estão fechados.