Lote 6 do pedágio do Paraná é leiloado com investimentos de R$ 20 Bilhões

O Grupo EPR venceu nesta quinta-feira (19) o leilão do Lote 6 do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná, realizado na sede da B3, em São Paulo. Com um desconto de 0,08% sobre a tarifa de referência estipulada em edital (R$ 0,1758), a empresa será responsável por operar e modernizar 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, com um investimento total de R$ 20 bilhões.

Concessão Abrange Importantes Trechos no Paraná

O Lote 6 completa a concessão de todo o eixo da BR-277, que conecta a fronteira Oeste, próxima ao Paraguai e Argentina, até o Porto de Paranaguá. Ele também inclui estradas importantes, como as rodovias PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, abrangendo nove praças de pedágio em municípios estratégicos como Cascavel, Pato Branco, Lindoeste e São Miguel do Iguaçu.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o lote possui o maior volume de obras do programa de concessões, com 462 quilômetros de duplicações, além de modernizações, como viadutos, passarelas, e vias marginais.

Investimentos Previstos e Melhorias

O investimento será dividido em:

  • R$ 12,6 bilhões em obras de grande porte (Capex), incluindo duplicações e contornos urbanos.
  • R$ 7,4 bilhões para manutenção e operação das rodovias (Opex).

As tarifas de pedágio serão cerca de 30% mais baixas que os valores praticados no contrato anterior. A concessionária também implementará tecnologias como câmeras OCR para leitura de placas, monitoramento meteorológico e o sistema de cobrança eletrônica de pedágio Free Flow, eliminando barreiras físicas.

Obras de Destaque no Lote 6

  • Duplicação da BR-277: Toda a extensão da rodovia entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, que ainda não estão duplicados.
  • Duplicações na PR-182 e PR-483: 69 km no Sudoeste, com novos contornos em cidades como Marmeleiro e Francisco Beltrão.
  • Contorno de Lindoeste: Retirada do tráfego pesado da BR-163 no centro do município.
  • Conexões urbanas: Novas vias marginais e passarelas em trechos críticos, como Santa Tereza do Oeste e Céu Azul.

No Sudoeste

A região Sudoeste também está incluída no Lote 6, estreando em concessões rodoviárias. Serão duplicados 141 km de rodovias, entre Cascavel e Pato Branco. Será construído o novo Contorno de Lindoeste, retirando o tráfego de veículos pesados da BR-163 do centro da cidade. Em Realeza, a PR-182 terá 69,05 quilômetros duplicados, até chegar no entroncamento com a PR-483, já em Francisco Beltrão, que também será duplicada, em uma extensão de 26,41 km, até o entroncamento com a PR-180 em Marmeleiro.

No limite entre Francisco Beltrão e Marmeleiro será duplicada a PR-180, do km 499+870 ao km 500+500, com implantação de vias marginais em ambos os lados da rodovia. Entre este trecho da PR-180 e a PRC-280 será executado o Contorno de Marmeleiro, com 6,9 quilômetros de pistas duplicadas e dois viadutos do tipo Diamante, desviando o tráfego de veículos pesados da PR-180 do centro da cidade. Além do contorno, será duplicada a PR-280, com extensão de 30 quilômetros, seguindo até Pato Branco.

Entre Vitorino e Pato Branco será duplicado um trecho de 8,35 quilômetros da PRC-158, que conecta dois segmentos da PRC-280. De Pato Branco em diante a nova concessão encontra a PRC-280 em concreto, obra que está sendo realizada pelo Governo do Paraná em lotes: o primeiro (Trevo do Horizonte a Palmas) e o segundo (Palmas a Clevelândia) estão concluídos e o terceiro (Clevelândia a Pato Branco) teve as obras iniciadas em dezembro.

Leia também

Benefícios para o Paraná

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a relevância das concessões para o desenvolvimento do Estado:
“Com um fluxo intenso de produtos agrícolas e industriais, as melhorias nas rodovias irão fortalecer a competitividade e garantir mais segurança para o transporte de mercadorias e passageiros.”

Tecnologia e Inovação no Modelo de Concessão

Além das obras, o novo modelo traz avanços tecnológicos, como:

  • Desconto para Usuários Frequentes (DUF): Benefício cumulativo para quem utiliza as praças de pedágio regularmente.
  • Sistema eletrônico de pedágio (Free Flow): Garantindo maior fluidez no trânsito.
  • Painéis de mensagens e monitoramento automatizado: Para detecção de incidentes e gestão em tempo real.

Histórico e Contexto do Programa de Concessões

Desde o encerramento do Anel de Integração, em 2021, o Governo do Paraná e a ANTT trabalham em um modelo inovador de concessões. O programa já leiloou outros cinco lotes, totalizando 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais. Os investimentos totais previstos para o programa ultrapassam R$ 60 bilhões.

  • Lote 1 (Grupo Pátria): R$ 7,9 bilhões em obras, leiloado em agosto de 2023.
  • Lote 2 (Grupo EPR): R$ 10,8 bilhões em investimentos, leiloado em setembro de 2023.
  • Lote 3 (CCR S.A.): R$ 16 bilhões em investimentos, leiloado em dezembro de 2024.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.