O pato-branquense Lucas Ostapiv, destaque da equipe TK-Pró, voará a Santiago, Chile, para representar o Brasil na categoria até 80 kg nos Jogos Pan-Americanos 2023. Emanando otimismo e entusiasmo, o atleta afirmou: “Representar o Brasil é indescritível. Estou determinado a dar meu melhor e trazer uma medalha para nosso estado”.
Atualmente no 23º lugar do ranking mundial, aos 24 anos, Lucas é um multimedalhista internacional e titular da seleção brasileira pelo estado de Santa Catarina. O paranaense, residente em São José há dois anos, também representa a Marinha nas forças armadas do Brasil. Seu 2023 já foi repleto de ações, competindo no Campeonato Mundial em Baku, Azerbaijão e nos Jogos Mundiais Universitários em Chengdu, China.
O Brasil contará com outros sete atletas na competição, quatro dos quais também são reconhecidos por seus desempenhos em outros estados. Eles buscam repetir as conquistas do Brasil nas últimas edições, que incluíram duas medalhas de ouro.
A qualificação para os Jogos Pan-Americanos, determinada pelo ranking mundial, marca a primeira vez que Lucas Ostapiv participa de um evento desse calibre. A fase final de sua preparação ocorrerá em São Paulo antes de partir para Miami, EUA, onde se concentrará nos adversários que enfrentará.
Erickson Busatto, técnico da TK-Pró e da Seleção Brasileira, vê a convocação de Lucas como uma vitória significativa. “É um marco ter Lucas nos Jogos Pan. Ele serve de inspiração para jovens atletas”, destacou Busatto.
Os Jogos Pan-Americanos, um dos eventos esportivos mais renomados globalmente, ocorrem a cada quatro anos, congregando talentos da América Central, Norte e Sul. Cada categoria de peso acolhe 16 atletas.
Trajetória de Lucas:
O talentoso atleta já marcou presença no pódio, conquistando o 3º lugar no Pan-Americano de taekwondo de 2019 no México e acumulando premiações em eventos em países como Argentina, Chile e Macedônia.
Comentários estão fechados.