Redação com assessoria
Esta terça-feira (8) é a última data para os deputados apresentarem emendas ao orçamento estadual de 2023. A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) protocolou ontem (7), junto à Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), 13 emendas individuais e duas de caráter coletivo, visando priorizar a destinação de recursos nas áreas da saúde, do enfrentamento da violência contra as mulheres e do fortalecimento da agricultura familiar, entre outras.
Nas propostas de emenda coletiva, Luciana pede que o Estado priorize o repasse de R$ 2 milhões para custeio do Hospital Regional Walter Alberto Pecoits, em Francisco Beltrão, e outros R$ 3 milhões para a construção de um Centro de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência (Casa Abrigo) no município. Entre as obras necessárias e ações que motivam as sugestões de emendas individuais ao orçamento do Estado do Paraná, a deputada destaca demandas de patrulha agrícola, aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar para atendimento de entidades de assistência social, ao programa de assistência técnica e extensão rural, para a construção de centros regionais de juventude em todo o estado, para centros de cuidados diurnos à pessoa idosa (Centro Dia), para centros de atendimento a dependentes químicos e para o programa de redução do uso de agrotóxicos e incentivo à conversão das lavouras convencionais em orgânicas.
“A gente vem insistindo para o governo priorizar e dar condições de funcionamento tanto nas estruturas públicas já existentes, como no fortalecimento e criação de programas que fazem a diferença na vida do povo paranaense. Assim como o custeio do Hospital regional, por exemplo, é necessário para manter em funcionamento o que já existe, é preciso, a partir do ano que vem, buscar tratativas junto ao governo federal para ampliar os investimentos e os serviços prestados”, disse Luciana.