Mesmo com a frente fria registrada na última semana do mês, todas as regiões do Paraná encerraram maio de 2025 com temperaturas dentro ou acima da média histórica. Em três municípios — Quedas do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Toledo — os dados apontam para o maio mais quente já registrado desde o início das medições locais.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em Quedas do Iguaçu, cuja estação foi instalada em 2000, a temperatura média do mês foi de 19,6°C. Em São Miguel do Iguaçu, com medições desde 1997, a média foi de 20,9°C, enquanto Toledo, que iniciou as medições em 1998, fechou maio com 20,6°C de média.
Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, o escoamento de ventos do quadrante norte, atuante principalmente na faixa Oeste da Região Sul, contribuiu para manhãs com temperaturas mais elevadas no Paraná.
“As tardes não foram extremamente quentes, mas com mínimas elevadas, a média geral do mês superou a média histórica em várias localidades do Estado”, explica.
Chuva abaixo da média em grande parte do Estado
No que se refere ao volume de chuvas, o Paraná registrou índices abaixo ou dentro da média histórica em quase todas as regiões. As exceções foram Foz do Iguaçu, com 198 mm (média: 122,8 mm), e Pinhão, com 151,4 mm (média: 139,2 mm). Já em cidades como Paranavaí, Guarapuava, Palmas, Jaguariaíva, Guaraqueçaba e Lapa, os registros ficaram dentro da normalidade.
O volume de chuvas foi especialmente baixo no extremo Oeste, região de Cascavel e região de Londrina. Segundo Furlan, as frentes frias que passaram pelo Paraná em maio foram rápidas e pouco consistentes, o que reduziu a ocorrência de precipitações.
“O escoamento de umidade foi mais direcionado ao Rio Grande do Sul, onde houve formação de áreas de baixa pressão e frentes frias com características oceânicas, enquanto o Paraná ficou sob influência de massas de ar mais seco e aquecido”, explicou.
Regiões mais quentes e estabilidade nas demais
Além das cidades com recorde de temperatura, todo o Noroeste, extremo Oeste, Sudoeste e grande parte da região Central do Paraná registraram temperaturas acima da média histórica para o mês de maio. Já na região Leste, Norte Pioneiro e em uma faixa do Oeste ao Centro-Sul, as temperaturas ficaram dentro da normalidade. Nenhuma área do Estado teve médias abaixo da média histórica, mesmo com o frio do final do mês.
Simepar intensifica monitoramento climático
O Simepar, responsável pelo monitoramento climático e meteorológico no Paraná, atua com 120 estações telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. Os dados são fundamentais para a atuação da Defesa Civil, da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e de outros órgãos públicos.
A previsão do tempo para os 399 municípios do Paraná está disponível no site oficial www.simepar.br, com duas atualizações diárias. As informações incluem temperaturas mínima e máxima, índice de chuva por hora, umidade relativa do ar e velocidade do vento.
Como o sistema atmosférico muda com frequência, o Simepar recomenda que a população acompanhe os boletins diários, as redes sociais e o canal de WhatsApp do órgão. A palavra do meteorologista, disponível na página inicial do site, oferece um panorama completo e contextualizado da situação climática nas diversas regiões do Estado.
Comentários estão fechados.