Com relação a segunda dose, 90,23% da população compareceu para completar seu esquema vacinal
Pato Branco superou 90% da população que recebeu as duas doses de imunizantes contra a covid-19. A informação é do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda de acordo com os dados divulgados nessa segunda-feira (10), 15.627 pessoas, ou seja, 23,23% da população já recebeu a dose de reforço.
Mesmo com um índice considerado bom, a secretaria lembra que; quem ainda não tomou a primeira dose, pode ir em qualquer uma das ações realizadas pela equipe de Imunização.
Também destaca que a aplicação da segunda dose segue conforme agendamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e que as ações de aplicação das doses de reforço, estão sendo organizadas de acordo com a disponibilidade do imunizante.
A secretaria ainda destaca que se por algum motivo, a pessoa perdeu a data da aplicação da dose de reforço, deve procurar uma unidade de vacinação na ação seguinte.
Ações de vacinação
A Secretaria de Saúde de Pato Branco, comunicou na tarde de ontem (10), o cancelamento da programação de vacinação contra a covid-19, que havia sido anunciada para a quarta-feira (12). O motivo foi o término das doses de imunizantes.
No entanto, a aplicação da dose de reforço para aqueles que receberam imunizantes do laboratório Janssem permanece para nesta terça-feira (11). Contudo, para que a dose seja aplicada, é fundamental que ocorra o agendamento na UBS.
Comitê de enfrentamento
Na semana passada, ao comentar o novo aumento dos casos de covid-19 no município, a secretária de Saúde, Lilian Brandalise antecipou que o Comitê de Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 em Pato Branco, volta a se reunir nesta semana para debater estratégias para evitar uma maior disseminação do vírus.
De acordo com Lilian, algumas medidas já devem ser anunciadas nesta quinta-feira (13), quando ações devem ser discutidas.
Nos últimos dias, uma série de decretos foram editadas e publicados em municípios do Sudoeste. De cancelamento de comemorações de aniversário, como em Sulina (ver página 7), a retomada de toque de recolher em Palmas (ver página 8), bem como em Clevelândia, que a população acima de 12 anos deve apresentar comprovante de vacinação para adentrar em comércios e indústrias.
Lilian não antecipa o que deve ser feito em Pato Branco, uma vez que segundo ela, as ações são definidas pelos Comitê e não de forma isolada pela secretaria.
Vacinômetro
1ª dose 72.558 doses aplicadas
2ª dose 65.475 doses aplicadas
Dose única 1.779 doses aplicadas
Dose de reforço 15.627 doses aplicadas