Foi realizada na noite desta quarta-feira (8) a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento aconteceu no CTG Tarca Nativista, e contou com a participação de pais, familiares e amigos das 340 crianças e adolescentes formadas pelo programa, e que estudam em escolas municipais de Pato Branco.
De acordo com a segundo-sargento Joice Levandoski, o programa é promovido pela Polícia Militar com o objetivo de prevenir com relação as drogas lícitas e ilícitas, a violência, além de dialogar a respeito de cidadania, como prevenção ao bullyng, estímulo ao bom comportamento, valores, entre outros conceitos.
“Nós os ensinamos a resistir as influências, quando vem alguém oferecendo algum tipo de droga, como o álcool, que é uma droga lícita, por exemplo. Ensinamos ainda o respeito aos colegas, aos professores, então é um programa bem completo”, explica Joice.
O evento contou com a presença do leão Daren, o conhecido mascote do programa, e da banda do Proerd, formada por policiais que integram o programa e a patrulha escolar. O grupo é baseado em Curitiba, e viaja pelo estado para se apresentar em ocasiões como as formaturas do Proerd.
De acordo com Joice, o programa costuma ser desenvolvido em três etapas ao longo do ano letivo. Em 2021, porém, o programa foi aplicado em uma etapa, por conta do retorno das atividades escolares presenciais apenas no segundo semestre. O início tardio se deu por conta das medidas preventivas de distanciamento social, por conta da pandemia de Covid-19.
Neste ano o programa foi aplicado em turmas do quinto ano do Ensino Fundamental pelo instrutor Proerd soldado Giovani Lascoski. O Programa é realizado com o apoio do Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Os formados pelo programa receberam certificados. Durante a formatura também foram sorteados prêmios, além de realizada a revelação do estudante vencedor de um concurso de redação.