Mais de 50 famílias terão acesso à água tratada na Linha Soares, em Pato Branco

A Sanepar tem direcionado esforços cada vez maiores para levar água tratada de qualidade a famílias que moram na área rural dos municípios atendidos pela Companhia. Esta semana foi a vez da comunidade Linha Soares, em Pato Branco, na qual 55 famílias serão beneficiadas com o sistema. A Sanepar está finalizando a construção da casa de química, onde será feito o tratamento da água, e a Prefeitura de Pato Branco vai iniciar em breve a instalação de 34 quilômetros de redes de distribuição de água. As obras devem ser concluídas até o fim deste ano.

O encontro com a comunidade para formação da Associação da Água ocorreu na noite de quarta-feira (31). Mais de 50 pessoas se reuniram para ouvir como é feito e como funciona o sistema de abastecimento. Na ocasião, os participantes também já fizeram a leitura e a aprovação do estatuto da Associação e do regimento interno, que define as ações e a gestão do sistema. No mesmo momento, foi feita a eleição da diretoria, dos membros do conselho fiscal da Associação, como também foram definidos os moradores da localidade que vão operar o sistema.

O assistente da Diretoria Comercial da Sanepar, Roboão Senegaglia, explica que esta organização é necessária para o correto funcionamento do sistema. “A localidade beneficiada precisa se organizar em associação para viabilizar e gerenciar os custos de manutenção do sistema e eleger as pessoas que vão monitorar e manter tudo funcionando”, esclarece. Pela Sanepar, ainda participou do encontro Cezar Augusto Baseggio, que atua na área de Saneamento Rural na região Sudoeste.

PARCERIA – Na parceria com os municípios para implantação do saneamento rural, a Sanepar cede todo o material hidráulico, equipamentos, projeto e apoio técnico, ambiental e sociocomunitário. Fica a cargo da Companhia realizar quaisquer treinamentos necessários para que a comunidade possa operar e gerenciar todo o processo. A Prefeitura, por sua vez, entra na parceria com o material de construção civil e com a mão de obra para instalação dos equipamentos. Para atender a Linha Soares, Sanepar e Prefeitura estão investindo R$ 785.910,08.

LEIA MAIS

NOVOS SISTEMAS – Para falar da implantação dos sistemas de saneamento rural no Sudoeste do Estado, na noite de quinta (01), Senegaglia realizou reunião com representantes das 30 famílias da comunidade de Sanga Alegre, em Santo Antônio do Sudoeste, e, nesta sexta-feira (02), o encontro será com os moradores de Taqueruçu, no município de São Jorge do Oeste.

Nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado, a Sanepar está com obras em andamento para implantação do sistema de distribuição de água em comunidades rurais de 26 municípios, para atender mais de 1,2 mil famílias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.