Mais de 86% dos pais aprovam programa Parceiro da Escola

Mais de 86% dos pais de estudantes matriculados em colégios participantes do programa Parceiro da Escola aprovaram o primeiro semestre de implementação, segundo pesquisa da Radar Inteligência divulgada nesta segunda-feira (7). O levantamento aponta que 84,2% recomendariam o modelo a outros responsáveis e 92,2% percebem cuidado efetivo da escola com seus filhos.

O estudo foi realizado ao longo de junho, entrevistando 2.002 pais de alunos de 82 escolas estaduais participantes da iniciativa em 15 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. Entre os que aprovam o programa (86,5%), o índice entre mães é ainda maior, alcançando 87,1%.

Os dados regionais revelam destaque para Ponta Grossa (94,9% de aprovação), Toledo (93,5%), Londrina (93,1%), Área Metropolitana Sul de Curitiba (90,3%), Assis Chateaubriand (90,0%) e Maringá (89,0%). Em relação à recomendação, Ponta Grossa (94,9%) e Assis Chateaubriand (93,4%) lideram os índices.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o balanço semestral confirma avanços esperados na gestão educacional paranaense. Ele destaca a combinação de planejamento, uso de plataformas digitais, participação comunitária e estrutura descentralizada como fatores que transformam o cotidiano das escolas públicas.

O programa Parceiro da Escola visa otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura por meio de parcerias com empresas especializadas em gestão educacional, como Apogeu, Tom Educação e Impulso. Diretores concursados permanecem à frente das escolas, com suporte das empresas para garantir foco na qualidade do ensino e acompanhamento do progresso estudantil.

Em vigor desde o início de 2025, o programa promoveu melhorias tanto pedagógicas quanto administrativas. Entre os avanços estão a redução das aulas vagas — cuja reposição é obrigação contratual das empresas —, o fortalecimento do acompanhamento pedagógico e a melhoria dos ambientes escolares, com reformas e aquisição de novos equipamentos.

Itens como a entrega de uniformes e kits escolares também receberam avaliações positivas. Segundo a pesquisa, 97,9% dos entrevistados consideram “importante” ou “muito importante” a distribuição gratuita de uniformes, enquanto 91,4% avaliaram como “ótimo” ou “bom” o fornecimento de materiais escolares.

Outro dado relevante mostra que 81,4% dos pais sabem que a escola do filho está incluída no programa — índice que chega a 94,4% em Londrina e 83,4% em Curitiba. As principais mudanças positivas relatadas são a eliminação de aulas vagas, melhorias em pintura e reparos, consertos mais ágeis, além de avanços na qualidade do ensino e da alimentação.

Resultados pedagógicos e administrativos
Segundo a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR), os impactos vão além da aprovação familiar. Um dos diferenciais do programa é o uso intensivo de tecnologia para coleta e análise de dados. Formulários digitais e relatórios de vistoria reúnem informações de governança, fiscalização e serviços, subsidiando reuniões periódicas e decisões estratégicas.

A coordenação do Parceiro da Escola é vinculada à Unidade Técnica de Convênios e Parcerias (UTCP) e segmentada em áreas de gestão, fiscalização, governança e comunicação. Há ainda 14 articuladores regionais alocados nos Núcleos Regionais de Educação (NREs), garantindo capilaridade e suporte adaptado às necessidades locais.

De acordo com a Seed-PR, 99% das escolas participantes não registraram aulas vagas. Além disso, 67% das unidades ampliaram o número de observações pedagógicas em sala de aula após a implantação do programa. Cerca de 45% dos diretores passaram a participar mais ativamente de programas de formação continuada.

As avaliações internas também apresentaram bons resultados. A alimentação escolar recebeu aprovação de 99% dos diretores quanto à qualidade e quantidade. A limpeza das unidades teve 95% de aprovação, e 92% consideraram adequados os produtos fornecidos pelas empresas parceiras. Aproximadamente 46% das escolas que demandam reparos estruturais relevantes já têm planejamento para intervenção.

O clima organizacional foi bem avaliado: mais de 90% das escolas destacam a participação ativa dos coordenadores das empresas parceiras. Segundo os diretores, 81% estão “totalmente satisfeitos” com o trabalho realizado.

Roni Miranda ressalta que o programa representa um novo patamar na gestão educacional do Paraná, com investimentos robustos, inovação, transparência e foco em resultados para garantir mais qualidade no ambiente escolar e melhores condições de trabalho para os profissionais.

Exemplo de inclusão escolar
Um exemplo dos impactos do programa é o Colégio Estadual Maria Montessori, em Curitiba, que inaugurou uma Sala de Acomodação Sensorial para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de neurodesenvolvimento.

A iniciativa partiu do professor Bruno Luís Simão, com apoio da equipe escolar e viabilização pela empresa parceira. O espaço oferece estímulos visuais, táteis, auditivos e proprioceptivos com funções educativas, terapêuticas e preventivas. Segundo a diretora Graziella Pia de Miranda, o ambiente promoveu impacto direto no processo de aprendizagem e na socialização entre os alunos.

O projeto também gerou mudanças na vida das famílias. Niceia Aparecida de Almeida, mãe de um estudante, relata que o filho, antes sem interações e dificuldades alimentares, hoje se alimenta melhor e socializa com colegas, elogiando o atendimento oferecido pela escola.

Sobre o programa
O Parceiro da Escola é resultado de uma lei estadual aprovada após projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. A seleção das escolas ocorreu em dezembro de 2024. As 82 unidades participantes estão distribuídas em 34 municípios, incluindo Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo.

A gestão é dividida entre três empresas: Apogeu (16 colégios em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Guarapuava), Tom Educação (32 unidades no Norte, Oeste, Campos Gerais, RMC e Curitiba) e Impulso (34 escolas no Oeste, Noroeste, Curitiba e Região Metropolitana).