Redação com assessoria
O Dia D de vacinação aconteceu em todo o Paraná no último sábado (15), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e expandir a imunidade da população.
O evento contou com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), sendo realizado nos 399 municípios com a campanha contra covid-19 e influenza, além de outras 19 vacinas de rotina e atualização da carteirinha.
A ação mobilizou cerca de cinco mil profissionais de saúde, servidores que atenderam a população nas mais de 1,3 mil salas de vacinas. O Estado não divulgou até a tarde de segunda-feira (17), os números de vacinações em todos os 399 municípios no Dia D, contudo, a projeção era alcançar 800 mil aplicações.
De acordo com a diretora da 7ª Regional de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, o último sábado rendeu bons números de vacinação, com 5.068 doses do imunizante contra a influenza aplicadas, 764 doses da covid monovalente e 1.410 doses da covid bivalente, além de 819 doses de vacinas de rotina, totalizando 8.061 imunizantes aplicados. Em Pato Branco, o município divulgou que foram aplicadas 1.414 doses contra a influenza, 363 doses de rotina e 644 imunizantes contra a covid-19.
No caso de Pato Branco, os grupos prioritários que ainda não se vacinaram contra a influenza (gripe) podem receber a vacina em uma das Salas de Vacina dos bairros, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h ou das 13h às 16h30, ou na Sala de Vacina Central, das 7h30 às 17h30.
A campanha segue até o dia 31 de maio. É necessário apresentar, na hora da vacinação, documento pessoal com foto, carteira de vacinação e documento que comprove o pertencimento ao grupo prioritário.
A vacina contra a Influenza visa a redução da circulação do vírus da gripe, além de evitar o agravamento da doença. Segundo dados da Vigilância em Saúde de Pato Branco, em 2022, foram registrados cerca de 23 casos de Influenza H3N2, quatro casos de Influenza A H1N1 e um caso de Influenza B.
“Estes números demonstram que o vírus segue sendo transmitido no município, embora em quantidade relativamente pequena, sendo fruto do controle epidemiológico realizado intensamente”, destaca a coordenadora do setor de imunização, Emanueli Stein. Todas as variantes podem apresentar complicações e evoluir para casos de síndrome respiratória aguda e até mesmo à morte.
Grupos prioritários
Neste momento estão sendo vacinados:
– Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
– Gestantes e puérperas (até 45 após o parto);
– Trabalhadores da área de saúde (públicos ou privados);
– Professores do ensino básico e superior;
– Idosos acima de 60 anos;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento;
– Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade;
– Pessoas com deficiência permanentes;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;
– Pessoas com comorbidades como: doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, doenças renais crônicas, doenças hepáticas (Hepatite e Cirrose), doenças neurológicas (AVC e patologias degenerativas), Diabetes, Obesidade grau III;
– Pessoas imunossuprimidas, transplantados e portadores de trissomias.
Comentários estão fechados.