Se você é um apaixonado por produtos de beleza, provavelmente, já ouviu falar sobre a manteiga de karité. A árvore de karité (Butyrospermum parkii), que significa árvore de manteiga, é exclusiva do continente africano, mais precisamente da sua região oeste, uma vez que precisa do clima presente entre o sahel e as savanas para se desenvolver. Há séculos, o uso de sua manteiga faz parte da história econômica e social local. Das castanhas do karité extrai-se uma das gorduras vegetais mais sustentáveis e valiosas do mundo, com altíssima qualidade, constituindo uma das mais hidratantes de toda a gama de manteigas. E, como não poderia deixar de ser, a manteiga de karité está presente nas fórmulas de vários cosméticos.
Sendo um dos componentes mais tradicionais e presentes na formulação de dermocosméticos, o ativo é famoso por proporcionar diversos benefícios para a pele e cabelo. Além de agir como hidratante, sua substância é um potente regenerador da barreira cutânea, que previne e melhora doenças, como a dermatite atópica e outras inflamações da pele.
Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos de uma marca especializada em cosméticos, explicou as vantagens de apostar em produtos que possuem o componente no dia a dia. Confira:
Saúde da pele
Com uma textura suave, porém não apresentando efeito gorduroso e excessivamente brilhante se comparado com quantidades semelhantes de outros óleos naturais, é rapidamente absorvida e protege a pele das agressões externas, tais como frio, vento, sol, água do mar ou da piscina (cloro).
Na pele, esse ativo proporciona hidratação e elasticidade devido à grande quantidade de ácidos graxos insaturados ômega 3 e ômega 6, que são muito importantes no funcionamento do organismo e na manutenção da pele. A manteiga tem a propriedade de reter a umidade e melhorar a sua elasticidade, proporcionando maior hidratação. É também um emoliente e pode ser usada como manteiga corporal, já que suaviza e amacia a pele, evitando o ressecamento mesmo nas áreas mais difíceis, como joelhos e cotovelos, proporcionando um toque aveludado.
Segundo o especialista, ele é capaz de prevenir e melhorar vários problemas cutâneos, como a dermatite, estrias e o envelhecimento precoce, regenerando e fortalecendo sua hidratação e maciez. “Por ter uma ação oclusiva, esse produto é um revitalizante eficaz e totalmente natural. Sua propriedade umectante auxilia na absorção e retenção de nutrientes, garantindo uma enorme hidratação para a derme”, afirma.
Hidratação capilar
A manteiga de karité fornece uma série de benefícios para todo o corpo, desde os pés até os fios de cabelo. Esse ingrediente, rico em vitaminas A e E, é famoso por devolver a quantidade de óleo ideal para dar maciez e hidratação às madeixas. “O uso também é perfeito para uma selagem capilar natural, principalmente para os fios cacheados e crespos, que mais sofrem com o ressecamento. A substância também recupera o brilho, suavidade e flexibilidade dos cabelos secos, tingidos ou que passaram por qualquer tipo de química”, explica Carlos.
Proteção durante o inverno e no verão
Além de proteger o corpo de agentes externos como o frio e o vento, o produto também reforça a barreira contra as agressões do mar, da piscina e do sol. Por também ser rica em ácido cinâmico, ela forma um filtro solar natural que ajuda no combate aos raios UVA e UVB, ideal tanto para os períodos de verão intenso, como durante o inverno. “O karité é um grande aliado na regeneração celular, na manutenção da umidade e também ajuda no ressecamento de áreas próximas à cútis, como as unhas e o cabelo danificados por temperaturas muito elevadas”, finaliza o especialista.