“Vem, Senhor Jesus”! Esse é o refrão de todo o Tempo do Advento, que iniciaremos neste domingo, 01 de dezembro de 2024. O Tempo do Advento nos coloca vigilantes durante quatros semanas para que estejamos atentos ao Senhor Jesus, que vem ao encontro da humanidade. Vamos nos preparar para no dia 25 de dezembro celebrar o nascimento do Salvador e Redentor, Jesus Menino. A Igreja reza neste 1º Domingo: “Ó Deus todo-poderoso, concedei aos vossos fiéis o ardente desejo de acorrer com boas obras ao encontro do vosso Cristo que vem, para que, colocados à sua direita, mereçam possuir o reino celeste”. Traduzindo à nossa Igreja: Concedei ao povo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão que com ardoroso desejo, com obras de amor, misericórdia, de justiça, de oblatividade, obras que salvam, possam apressadamente ir ao encontro do Menino Jesus, hoje nas faces de tantas pessoas, sejam elas crianças, adolescentes, jovens e adultos, preparando-se com as santas novenas e preces, para o grande presente de Deus à humanidade: a encarnação de seu Filho Amado.
Duplo motivo do Advento
Advento. Espera com expectativas. O tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens. É também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta com um Tempo de piedosa e alegre expectativa.
A chegada do Senhor, ou seja, sua “segunda vinda”, não será com ameaça ou destruição, mas como sinal de esperança e libertação. O Juízo que nos espera, nada mais é do que a revelação daquilo que realmente somos. Sendo assim, deixemo-nos guiar pela luz e preparemo-nos para o encontro com o Senhor! Está claro nos Evangelhos que a preocupação de Jesus é com a vida e não como, nem quando chegará o fim. De acordo com os Evangelhos a vinda de Jesus nos fará parar no ponto em que nos encontramos em nosso relacionamento com Deus e com as pessoas. Não haverá mais tempo de preparar-se.
Tendo vindo ao mundo, Jesus ensinou-nos o que devemos fazer para viver: 1º. Não desanimar no caminho da fé; 2º. Dar testemunho do amor; 3º. Não abandonar o projeto do Pai que Ele nos revelou. O nosso encontro com Deus será de alegria, paz e amor, ou de tristeza, angústia e desespero, conforme o sentido que cada um tiver dado à sua própria existência! O Filho do Homem veio, vem e virá um dia! Ele vem na Palavra, no seu Corpo e Sangue entregues a nós na Eucaristia, vem na pessoa de cada irmão/ã, vem no amor que une e reúne esta comunidade em oração. De tudo o que sabemos, a única certeza que temos sobre a segunda vinda do Filho do Homem é a nossa incerteza. Então, o que fazer com tanta incerteza? Dar atenção ao pedido de Jesus: Atenção!
Atentos pela oração e pela vigilância!
São Lucas adverte-nos com as palavras de Jesus: “Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem” (Lc 21,36). A maneira de preparar-se não é perguntando datas e fabricando um calendário, mas vigiando constantemente.
Enfim, Advento é o tempo de espera. Preparemo-nos com a esperança que o nascimento do Menino Jesus nos traz. Há um rosto que reflete a luz divina! E este rosto é do Menino, Emanuel, Deus entre nós, intercâmbio e comunhão do Divino e humano, que chegará em breve, para nossa esperança. Sejamos conduzidos nestas 4 semanas pela Esperança!
Dom Edgar Xavier Ertl – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão
Comentários estão fechados.