
O jornalista e publicitário Marcelo Cattani está entre os finalistas do 4º Prêmio Camp da Democracia, uma das mais importantes premiações do marketing político no Brasil. Ele concorre na categoria Melhor Campanha para Prefeito, com o trabalho desenvolvido para a reeleição de Elizabeth Schmidt, em Ponta Grossa, no pleito municipal de 2024.
Na fase final, a campanha de Cattani disputa com cases de grande visibilidade nacional, como os projetos de reeleição de Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, e de Ricardo Nunes, em São Paulo. “A estratégia ousada garantiu o sucesso da vovó Betinha. Concorrer a um prêmio nacional, entre as melhores campanhas do eixo Rio-São Paulo, com grandes profissionais e estruturas, já é uma vitória”, destacou Cattani.
Estratégia da reeleição de Elizabeth Schmidt em Ponta Grossa
A campanha coordenada por Cattani foi construída em torno do conceito da verdade. As peças de comunicação destacavam as ações realizadas pela prefeita e confrontavam informações falsas divulgadas por adversários.
Outro ponto central foi a revitalização da imagem da candidata, que governou durante a pandemia de Covid-19 e enfrentava natural desgaste político. A equipe também combateu ataques de cunho preconceituoso, relacionados ao gênero e à idade de Elizabeth Schmidt, de 73 anos.
Com a narrativa de experiência, determinação e resultados concretos, a candidata conseguiu superar um cenário adverso. Ela iniciou a disputa 20 pontos atrás do primeiro colocado nas pesquisas. No entanto, o candidato apoiado pelo governador Ratinho Junior e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro terminou em terceiro lugar, enquanto o representante aliado ao presidente Lula ficou em quarto. Schmidt conquistou a reeleição com 53,72% dos votos válidos, consolidando-se como uma liderança política no Paraná.
Prêmio Camp da Democracia reconhece criatividade eleitoral
Criado em 2019, o Prêmio Camp da Democracia é realizado a cada dois anos para valorizar campanhas criativas e profissionais que contribuem para a consolidação da democracia no país. Nesta 4ª edição, que avaliou campanhas das eleições municipais de 2024, quase 600 cases foram inscritos.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 25 de agosto, em São Paulo.
Quem é Marcelo Cattani
Com 35 anos de experiência em campanhas eleitorais e estratégias de comunicação, Marcelo Cattani é jornalista e publicitário. Ele foi secretário de Comunicação do Paraná entre 2011 e 2015 e coordenou campanhas vitoriosas de nomes como Beto Richa, Rafael Greca, Sérgio Moro e Alexandre Curi.
Em 2024, comandou 10 campanhas eleitorais no Paraná, incluindo a de Elizabeth Schmidt, em Ponta Grossa, e a de Cristina Graeml, em Curitiba.
Comentários estão fechados.