Redação com assessoria
Na sexta-feira (28), da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Marcelo Rangel esteve na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão, onde se encontrou com prefeitos lideranças civil e autoridades estaduais.
O objetivo da visita foi a integração entre o setor público e iniciativa privada, na busca de projetos em inovação e empreendedorismo, para estimular o desenvolvimento econômico e social dos municípios e garantir mais qualidade de vida à população.
“Atualmente vivemos aqui no Sudoeste um momento tecnológico bastante importante. Somos polo em vários setores da economia, então, essa visita do secretário é muito importante para que nós, prefeitos, possamos encaminhar inúmeros projetos na área de tecnologia junto ao governo do Estado”, pontuou o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto que completou, “enquanto Amsop, nós estimulamos que as prefeituras adotem, cada vez mais, as novas tecnologias, para garantir mais celeridade e eficiência na prestação de serviços à população”.
Rangel apresentou soluções em tecnologia para os municípios garantirem mais qualidade no atendimento à população; falou de cases que obtiveram êxito a partir de parcerias entre os setores público e privada, com potencial para a geração de muitos empregos e desenvolvimento econômico e social, desburocratização do serviço público; e destacou a liderança do Paraná entre os estados mais sustentáveis e inovadores do Brasil.
“Quando se leva inovação para as prefeituras se atinge, diretamente, a população que precisa de uma qualidade de serviço melhor na saúde, educação, oportunidade de emprego e desenvolvimento econômico. Através de softwares, sistemas e fomento à indústria de tecnologia, a população paranaense tem acesso a melhores oportunidades”, ressaltou Rangel.
Aproveitando a estada do secretário no Sudoeste, o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral entregou a Rangel as principais demandas da região no setor, bem como, cópias do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) e da Carta do Sudoeste, — documento elaborado pela Amsop há duas décadas, com atualização a cada quatro anos, com as reivindicações da região em setores como saúde, infraestrutura, educação, mobilidade, dentre outros.
Na quinta-feira (27), o secretário esteve em Pato Branco onde foram assinados protocolos e convênios, envolvendo Estado, Município e iniciativa privada.
Entre os acordos firmados, a parceria entre o Município de Pato Branco e o Núcleo de Tecnologia da Informação proporcionará estrutura física para o núcleo nas dependências do Parque Tecnológico, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de capital humano, o turismo tecnológico e demais ações de inovação.
Já as empresas incubadas na UTFPR serão também realocadas no parque a fim de aproximar ambas as incubadoras do município e gerar mais inovação.
Comentários estão fechados.