O secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Marcelo Rangel, esteve em Pato Branco, na tarde da quinta-feira (27), em reunião com lideranças municipais para falar sobre as políticas estaduais da pasta que contribuirão para a qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social de Pato Branco e também de todo o Sudoeste do estado.
A reunião aconteceu no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco (UTFPR-PB) e mostrou o interesse do Estado na parceria e foco no auxílio do desenvolvimento da região no setor tecnológico e inovador do município, ao realizar anúncios importantes.
Entre os anúncios, estão a implantação da tecnologia utilizada através de um software para a realização da biometria em recém-nascidos; o desenvolvimento e implantação de um botão de segurança virtual para os servidores da rede municipal de ensino em Pato Branco; cooperação técnica no Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná e o município; e o desenvolvimento e planejamento de um conceito urbano de incentivo nos modais da alta tecnologia.
“Os anúncios realizados visam a inovação de acessibilidade, de inclusão e vamos trabalhar com a possibilidade de investimento em praças tecnológicas”, destaca Marcelo, ao falar sobre o projeto de um calçadão tecnológico, “para que seja criada uma linha de fomento para a atração de novas indústrias para a região de Pato Branco e Francisco Beltrão”.
O secretário diz estar entusiasmado com o trabalho no Sudoeste do estado.
“Pato Branco é um exemplo, pois soube aproveitar o projeto de Lei que foi adotado há muito tempo, de benefícios fiscais, para a área da tecnologia”, comenta.
Para Marcelo, o município conta com bons projetos, onde grandes empresas se estabeleceram e puder crescer na região. “Pato Branco respira tecnologia. Agora vamos trabalhar em conjunto com a Prefeitura, com a educação empreendedora de inovação, isso é muito importante”.
Segundo o secretário, é preciso fazer com que o Paraná seja um exemplo para o país, levando o empreendedorismo para as crianças e fornecendo boas oportunidades para todos que vivem no interior.
“A linha da Secretaria de inovação é trazer a inovação e tecnologia para o dia a dia, fazendo a tradução para que essas linguagens que são mais técnicas e difíceis, que sejam mais simples para a população que mais precisa”, destaca, complementando que um de seus objetivos é transformar a inovação em serviço social, “seja na saúde, na educação, no desenvolvimento econômico. Só assim a inovação começará a dar resultados práticos para as pessoas mais simples”, conclui.
Passagem pelo Sudoeste
Além de marcar presença em Pato Branco, nesta quinta-feira (27), Marcelo compareceu em Francisco Beltrão, na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).
O evento conta com a presença do presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, além de outras lideranças regionais.
Na ocasião, foram apresentadas as políticas do governo do Estado para o setor, que contribuirão para a qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social do sudoeste do Paraná.
O evento é uma realização da Amsop em parceria com a Acamsop (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná), Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, SRI (Sistema Regional de Inovação), Sebrae e Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná).
Comentários estão fechados.