
A partir desta terça-feira (12), o transporte coletivo urbano de Maringá passa a contar com novas formas de pagamento, oferecendo mais praticidade aos passageiros. Agora, será possível pagar a tarifa por QR Code via celular, cartões de crédito e débito com tecnologia por aproximação e, também, pelo tradicional cartão físico do transporte urbano.
A modernização é conduzida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e a empresa de tecnologia Onboard. O sistema funcionará em todos os ônibus da rede municipal, que atende 65 linhas e realiza cerca de 85 mil viagens por dia, além das 26 linhas metropolitanas.
Novas opções de pagamento
Pelo aplicativo Bipay (Android e iOS), o passageiro poderá comprar créditos com pagamento via PIX e gerar um QR Code para liberar a catraca, mantendo a integração com linhas urbanas e metropolitanas.
Outra novidade é o pagamento direto na catraca com cartões Visa, Master e Elo com função de aproximação. Nesse caso, não há integração entre linhas, sendo ideal para usuários ocasionais.
O modelo atual com cartão físico continua ativo e pode ser recarregado no Terminal Urbano, em mais de 50 pontos credenciados ou pelo aplicativo. As gratuidades e benefícios permanecem exclusivos para o cartão físico.
Benefícios pelo app
A Integração Temporal Inteligente permitirá embarcar em dois ônibus diferentes com apenas uma tarifa dentro de um intervalo de tempo. Também haverá desconto de 15% nas viagens entre 8h30 e 11h30 e entre 13h30 e 16h30.
Para linhas diretas a Sarandi e Paiçandu, o passageiro pagará tarifa integral na primeira viagem e 50% na segunda, no mesmo intervalo de horários.
Modernização e eficiência
O prefeito Silvio Barros destacou que a iniciativa reforça a imagem de Maringá como cidade inovadora e permitirá planejar melhor as linhas, tornando o transporte mais eficiente. Já o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, afirmou que o investimento reflete o compromisso de oferecer à população “o que há de mais moderno e eficiente” no transporte urbano.
Comentários estão fechados.