Mariópolis justifica baixa porcentagem aplicada de 2ª dose da vacina da covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) possui um cadastro de cobertura vacinal da covid-19, no qual são apresentadas várias informações, uma delas referente à quantidade de doses aplicadas/percentual em cada um dos 399 municípios do Paraná.

Pela 7ª Regional de Saúde (RS), que abrange 15 municípios da microrregião de Pato Branco, a média do percentual de 1ª dose aplicado em relação às doses recebidas é 84%, entre todos esses municípios. Já a média da 2ª dose é 86,5%.

Contudo, em Mariópolis, por exemplo, a média da 2ª dose está bem abaixo da média da 7ª RS, sendo que, conforme o cadastro está em 49,5%.

O Diário do Sudoeste entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para verificar o porquê desse baixo número. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia, Viviane Campos, isso se deve ao atraso no recebimento de segunda dose da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan.

“Há 120 pessoas, que aguardavam essa segunda dose, a qual está sendo aplicada nesta terça-feira (18). Além disso, temos vários outros pacientes [dessa data para frente] com segunda dose da AstraZeneca/Fiocruz para receber. Com isso, o nosso índice de segunda dose começará a aumentar no município”.

Viviane acrescenta que outras cerca de 380 pessoas devem receber segunda dose até o final deste mês, entre CoronaVac e AstraZeneca.

você pode gostar também
Deixe uma resposta