Sociedade é convidada a participar do evento e debater junto ao município as propostas que devem ser apresentadas ao legislativo municipal
Na quinta-feira (19), a Secretaria de Assistência Social de Mariópolis realizará a 13ª edição da conferência municipal de assistência social, no auditório da Câmara Municipal.
O tema do evento deste ano é “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”
Assim como os outros municípios da região, que também promoverão conferências, o principal assunto a ser debatido no encontro e apresentado como proposta para aprovação do legislativo municipal é o pedido pela garantia do cofinanciamento público para a execução dos serviços de assistência social.
Adriane Farias Stramari, assistente social e secretária-executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, explica que a proposta é de extrema importância porque, segundo ela, o orçamento da União vem diminuindo, consideravelmente, a cada ano.
“Precisamos de recursos com repasses continuados, e não descontinuados como vem acontecendo. Esses financiamentos deveriam, na prática, assegurar a expansão e manutenção das ações, situação que vem diminuindo anualmente.”
Importância das conferências
Conforme Adriane, é através das conferências que muitas conquistas na área de assistência social foram alcançadas. Como é o caso do avanço nos serviços qualificados e técnicos do Sistema Único de Assistência Social.
“Por isso, é importante que toda população participe. É um momento em que onde toda a sociedade é convidada a avaliar, discutir, monitorar e criar propostas para que a politica pública de assistência social evolua”, explica.
Como funciona a conferência
Ao todo serão discutidas propostas dos cinco eixos do Conselho Nacional de Assistência Social. Em Mariópolis, em cada um deles estimam-se apresentar para votação até dez projetos, previamente debatidos nos eventos de pré-conferência.
A conferência de assistência social é um evento obrigatório a todos os municípios. Todos eles têm até 31 de agosto para realizar seus encontros para debate de propostas.
Posteriormente, após encontro municipal, as propostas aprovadas pelo Legislativo serão encaminhadas para conferência estadual, que devem ocorrer entre 1º de setembro a 31 de outubro. Por fim, a conferência nacional, acontecerá no período de 7 a 10 de dezembro.
Comentários estão fechados.