Uma intensa onda de frio atípico para o mês de maio vai provocar uma queda acentuada de temperatura a partir da próxima semana, em todo Brasil. Inclusive há previsão de neve e chuva congelante para os estados do Sul, e geadas para os outros trechos do país.
Segundo os meteorologistas da Climatempo, esse pode ser “o episódio de frio mais intenso do ano. O frio que se aproxima vem sendo divulgado nas redes sociais como uma ‘erupção polar histórica’. No entanto, o termo não existe na literatura da meteorologia. O que, de fato, vai ocorrer tecnicamente é o avanço de uma ‘massa polar’, que os especialistas classificam como muito intensa”.
Os meteorologistas afirmam que todos os estados do Centro-Sul do país serão impactados diretamente, e que o auge será entre os dias 16 e 22. “O grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada chuva congelante”, destacam.
Os especialistas explicam que a neve é um fenômeno conhecido, onde os flocos são formados já na nuvem e chegam ao solo no mesmo estado, enquanto que a chuva congelante é um evento raro no país, onde a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar a superfície.
Paraná
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a frente fria que avança no sul do Brasil aumenta a instabilidade também no Paraná, neste sábado (14). “A chuva prevista é mais forte no interior paranaense, e ocorre preferencialmente a partir da tarde. Não se descarta ocorrência de algumas tempestades entre o noroeste, oeste e o sudoeste do Estado. No Norte Pioneiro e Campos Gerais também deve chover à noite”, destacam os meteorologistas.
No domingo (15), o tempo continua mais instável no Estado, com previsão de chuvas. “As precipitações são mais fortes durante a madrugada e a manhã. À noite teremos apenas presença de nuvens. Na segunda-feira (16), a estabilidade predomina, e o sol fica mais presente durante o dia. Temperaturas ficam em média mais amenas, mesmo à tarde. Na terça-feira (17) um ar polar predomina no Paraná, com destaque para o forte resfriamento em todos os setores, com possibilidade até mesmo de geadas”, prevê o Simepar.
Os especialistas ressaltam que “a massa de ar polar mantém as temperaturas bastante baixas no Paraná durante o restante da semana. Na quarta (18) e quinta-feira (19) ainda com presença de nuvens, o que pode impedir a formação de geadas. Mesmo no final de semana o frio segue intenso”.
Pato Branco
Em Pato Branco, de acordo com o Simepar, neste sábado (14), as temperaturas devem variar entre 12ºC e 19ºC, com céu parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva. No domingo (15) as temperaturas não devem mudar muito, variando entre 13ºC e 18ºC.
Porém, a partir de segunda-feira (16) o frio chega de vez. As temperaturas devem variar entre 7ºC e 15ºC, com céu claro. Segundo a previsão, terça-feira (17) é para ser o dia mais frio do ano, até o momento, com temperaturas entre 5ºC e 11ºC, com muitas nuvens. A semana segue com previsão entre 7ºC e 18ºC até o fim da semana.