Uma massa de ar polar avança sobre o Paraná nesta sexta-feira (8), provocando queda acentuada de temperatura em diversas regiões do Estado. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fim de semana será marcado por frio intenso e formação de geadas em várias localidades.
No fim da tarde desta sexta, os termômetros já registravam temperaturas baixas em regiões como o Centro-Sul e a capital. Em Pato Branco, os termômetros marcavam de 12°C às 17h00, Palmas registrava 9,7ºC com sensação de 7ºC, enquanto em Curitiba, a temperatura já era de 13°C, inferior à registrada no período da manhã.
A previsão indica que a partir da noite de sexta-feira, o tempo tende a se estabilizar, com o fim da instabilidade que trouxe chuvas ao longo do dia. A chegada da massa polar intensificará o resfriamento no Estado.
Geadas no sábado (9)
No sábado, o risco de geada é alto principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Campos Gerais, conforme mapeamento do Simepar. Em áreas mais ao sul do Noroeste, não está descartada a formação localizada de geadas fracas.
Segundo o mapa divulgado, as geadas moderadas aparecem em amarelo e as fracas em verde, indicando a intensidade do fenômeno esperado para a manhã de sábado. A previsão reforça a necessidade de atenção redobrada para agricultores e produtores rurais.
Frio se intensifica no domingo (10)
No domingo, o frio se espalha por ainda mais regiões do Paraná, com a geada alcançando inclusive a capital. As temperaturas mínimas podem chegar a:
- -2°C no Centro-Sul e Extremo Sul;
- 0°C no , Sudoeste, Sudeste e nos Campos Gerais;
- Próximo de 0°C na Região Metropolitana de Curitiba;
- Curitiba deve registrar mínima de 6°C no sábado e temperaturas entre 12°C e 16°C durante as tardes geladas do fim de semana.
Na capital paranaense, o frio será sentido com mais intensidade ao amanhecer. Apesar de não haver previsão de geada no sábado, o domingo poderá registrar formação do fenômeno em pontos da cidade e arredores.
No Norte Pioneiro, a previsão também é de mínimas mais baixas no domingo, superando o frio de sábado, com possibilidade de temperaturas negativas em áreas isoladas.
A orientação das autoridades é para que a população se mantenha agasalhada, especialmente crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Agricultores devem seguir os alertas do Simepar para proteção de lavouras mais sensíveis ao frio.
Comentários estão fechados.