Max Verstappen voltou a vencer, conquistando o Grande Prêmio da Emília-Romanha e segurando uma emocionante investida final de Lando Norris. O piloto holandês da Red Bull teve um início sólido após largar da pole position, construindo uma boa vantagem nas primeiras voltas no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.
Durante a maior parte da corrida, Verstappen desfrutou de uma condução tranquila, até que Norris, da McLaren, começou a reduzir a diferença nas voltas finais. Um final emocionante se desenrolou quando Norris continuou a diminuir a vantagem de Verstappen, mas um momento de sobresterço pareceu desgastar ainda mais os pneus do piloto da McLaren, permitindo que Verstappen mantivesse a primeira posição por apenas 0,725 segundos na linha de chegada.
Charles Leclerc, que parecia estar na disputa com Norris pelo segundo lugar em um momento anterior da corrida, teve que se contentar com a terceira posição, para a alegria dos fãs da Ferrari presentes. Oscar Piastri teve uma condução sólida e garantiu a quarta posição para a McLaren.
Carlos Sainz adicionou mais pontos para a Ferrari ao terminar em quinto lugar, seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes, em uma sexta posição solitária. George Russell, companheiro de equipe de Hamilton, fez uma parada surpresa no final da corrida para colocar pneus médios, conseguindo o ponto extra pela volta mais rápida e terminando em sétimo.
Sergio Perez salvou a oitava posição para a Red Bull após uma qualificação difícil que o fez largar em 11º. Lance Stroll conquistou os únicos pontos da Aston Martin ao terminar em nono, enquanto Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, completou o top-10 com uma condução agressiva.
A dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, seguiu em 11º e 12º, respectivamente, apesar de Hulkenberg ter corrido no top-10 anteriormente e Magnussen ter protagonizado algumas batalhas no meio do pelotão. Daniel Ricciardo, da AlphaTauri, terminou em 13º, caindo de P9 no grid, seguido pelo piloto da Alpine, Esteban Ocon, em 14º, e Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, em 15º.
Pierre Gasly, da Alpine, terminou em 16º, sendo um dos dois únicos pilotos a iniciar a corrida com pneus macios. Logan Sargeant, da Williams, ficou logo atrás em 17º, enquanto Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, completou os que cruzaram a linha de chegada em 18º.
Fernando Alonso, da Aston Martin, enfrentou um final de semana desafiador e passou boa parte da corrida na parte de trás do grid antes de se retirar nas voltas finais, classificando-se em 19º. O único outro desistente foi Alex Albon, da Williams, que teve que abandonar a corrida mais cedo.
Comentários estão fechados.