O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na quarta-feira (26), a criação de 13 novos cursos voltados às áreas de Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
As novas graduações estão previstas para iniciar as atividades em 2027 e incluem a abertura de 325 vagas para novos servidores, sendo 185 docentes e 140 técnico-administrativos, além da oferta de 908 vagas anuais para estudantes em todos os campi da instituição.
Os cursos serão distribuídos entre os 13 campi da UTFPR: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
O anúncio foi realizado em reunião remota pela coordenadora-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais da Secretaria de Ensino Superior (Sesu/MEC), Lúcia Pellanda, com a presença da gestão da Reitoria e diretores dos campi.
Ela ressaltou que a UTFPR teve o maior número de cursos aprovados entre todas as universidades federais, reforçando o papel estratégico da instituição no projeto Universidades Inovadoras.
UTFPR lidera expansão nacional e recebe destaque no MEC
Durante a reunião, Pellanda destacou o desempenho e a identidade tecnológica da UTFPR dentro da iniciativa.
“Para nós, a UTFPR é um elemento central no projeto de Universidades Inovadoras, pois é um exemplo de muito sucesso entre as universidades especializadas, com números impressionantes. O MEC tem muito orgulho do trabalho que a UTFPR realiza”, afirmou.
O projeto Universidades Inovadoras visa fortalecer o papel das instituições federais na formação de cientistas, engenheiros e tecnólogos capazes de promover a neoindustrialização brasileira e sustentar agendas de inovação e sustentabilidade.
O reitor da UTFPR, Everton Lozano, classificou o anúncio como histórico e destacou a capacidade de resposta da instituição.
“Recebemos as diretrizes do MEC e, em apenas quatro dias, elaboramos e submetemos a proposta. Este momento representa a oportunidade de renovar e acelerar o nosso desenvolvimento institucional”, afirmou.
Entre as 39 universidades federais contempladas no projeto, a UTFPR lidera com cerca de 15% dos novos cursos e vagas aprovados. No Sul do Brasil, o quantitativo destinado à universidade é mais que o dobro do recebido pelas demais instituições federais da região.
Novas graduações começam a funcionar em 2027
Os cursos deverão começar a ser ofertados após a contratação dos novos servidores e elaboração dos projetos pedagógicos, segundo o pró-reitor de Graduação, José Augusto Fabri.
“Agora, vamos preparar toda a nossa estrutura institucional para receber os novos servidores e estudantes. Será um esforço coletivo que trará resultados importantes para a Universidade, para o Paraná e para o Brasil”, destacou.
Inscrições seguem abertas para o Programa de Habitação Popular de Pato Branco
Campus Pato Branco terá curso de Tecnologia em Negócios com ênfase em IA
O Campus Pato Branco receberá o curso de Tecnologia em Negócios com ênfase em Inteligência Artificial, cujo nome definitivo e estrutura curricular ainda estão em fase de definição.
Veja os novos cursos nos demais campi da UTFPR
Ciência de Dados e Inteligência Artificial
- Campi Londrina e Toledo
Engenharia da Computação com ênfase em IA
- Campus Campo Mourão
Tecnologia Aplicada à Construção e BIM
- Campus Guarapuava
Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos com ênfase em IA
- Campus Francisco Beltrão
Tecnologia em IA
- Campi Dois Vizinhos, Ponta Grossa e Santa Helena
Tecnologia em IA e Ciência de Dados em Saúde
- Campi Apucarana e Curitiba
Tecnologia em Inovação com ênfase em IA
- Campus Cornélio Procópio
Tecnologia em Segurança Cibernética com ênfase em IA
- Campus Medianeira





