De acordo com a porta-voz, os objetivos dos planos são um consenso, mas há visões diferentes em temas como as fontes de financiamento dos projetos. Por isso, indicou que o presidente Joe Biden “está engajado em negociações, e conversando com lideranças”.
Questionada sobre o fato de um plano com amplo apoio encontrar resistências no Congresso, indicou que às vezes a política de Washington tem divergências com o que a população quer.
Segundo a porta-voz, também há contato com os republicanos sobre a questão do teto da dívida. Questionada sobre os impactos de um eventual shutdown no combate à pandemia, ela ponderou que a maioria dos serviços de saúde estariam excluídos em caso de falta de pagamentos.
Sobre o tema, indicou ainda que a obrigatoriedade de vacinação em empresas está sendo “um sucesso”, e que os requerimentos foram responsáveis por importantes avanços na imunização.
Quanto à liberação de dois cidadãos canadenses por parte da China, Psaki afirmou que Washington havia deixado claro que queria que ambos fossem soltos. Por sua vez, indicou que o país não mudou sua política para a potência asiática, e que a mesma segue em um momento de competição.
Sobre eventuais cooperações com Pequim, afirmou que elas poderão ocorrer no que for de interesse mútuo, mas que “vamos continuar a falar do que temos preocupação, como questões econômicas e de direitos humanos”.
Comentários estão fechados.