Na sexta-feira (3) a equipe da Zeladoria da Prefeitura de Francisco Beltrão estava trabalhando no Lago das Torres, no bairro Padre Ulrico, quando constatou a mortalidade de peixes. Imediatamente foram acionados a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Vilmar Rigo, diretor da Secretaria de Meio Ambiente, todas as providências estão sendo adotadas para a descoberta das causas. Inclusive não descarta que algum produto químico possa ter contaminado a água. A Sanepar esteve no local e realizou testes na água, mas não havia alterações em relação a pH e Oxigênio Dissolvido.
O IAT coletou amostras de água para exames em seus laboratórios visando identificar o tipo de resíduo que está provocando a mortalidade dos peixes. Além disso, peixes mortos passarão por análises em laboratório para a descoberta das causas. Outra medida em andamento é a realização de vistorias nas galerias localizadas nas proximidades na tentativa de identificar a origem do problema.
“Precisamos saber de onde veio e que tipo de produto está causando este grave problema. Estamos adotando todas as ações necessárias e possíveis para solucionar o mais breve possível”, enfatiza Rigo. Relata ainda que o trabalho de monitoramento no lago será mantido até que a questão seja sanada.
Comentários estão fechados.