O Mercado Público Barrageiro celebrou, nesta quarta-feira (26), seu primeiro ano de funcionamento, consolidando-se como um dos principais pontos de cultura, lazer e gastronomia da região da Tríplice Fronteira.
A comemoração também marcou a inauguração de novos espaços e reuniu diretores da Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e lojistas.
A programação começou com a visita às novas estruturas: academia externa, varanda temática, cozinha escola, espaços para oficinas e exposições, biblioteca, horta de plantas medicinais e espaço kids revitalizado.
A comitiva também conheceu os empreendimentos recém-integrados ao Mercado, como o Armazém do Campo – Coopercam, especializado em produtos da reforma agrária; o Empório Buenos Aires, com itens argentinos; e a Aimex, do setor de equipamentos eletrônicos.
Após o tour, participantes celebraram o aniversário com parabéns e um bolo temático com a logomarca de cada comércio do Mercado.
Itaipu destaca transformação do espaço
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, celebrou o resultado do primeiro ano e relembrou os desafios enfrentados.
“Quando chegamos em 2023, o Mercado era considerado um elefante branco. Faltavam sistemas de segurança, tratamento de esgoto, climatização. Também instalamos energia solar. Foi um investimento alto, feito com esperança”, afirmou.
Segundo Verri, o Mercado hoje está “sempre lotado” e já se tornou um ponto turístico e de geração de emprego e renda.
O diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, também comemorou o avanço do projeto. “Aqui você encontra desde produtos do dia a dia até gastronomia internacional, cooperativas de orgânicos e itens exclusivos que não se acha no comércio tradicional da cidade.”
Para Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec, o Mercado se tornou espaço de convivência para moradores e visitantes. “É um grande ponto de encontro. O iguaçuense se vê representado aqui. Ainda temos estruturas em implantação, mas o Mercado já se consolidou como atrativo turístico.”
Pato Branco quer nomear trecho da BR-158 como Frei Policarpo
Visão dos comerciantes
Lojistas celebraram o primeiro ano e demonstraram otimismo.
Fábio Alexandre de Campos Rigo, do Usina Beer Box, acompanha o projeto desde a inauguração. “O Mercado oferece diversidade de eventos e muita cultura. As perspectivas são excelentes.”
Jair Costa da Silva, diretor da Coopercam, chega ao Mercado com entusiasmo. “Estamos trazendo mais de 1.500 produtos da reforma agrária. As expectativas são as melhores.”
Lançamento do Museu da Imprensa
A noite também marcou o lançamento do Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu, um acervo digital gratuito com mais de 18,6 mil páginas de jornais e revistas entre 1953 e 2018, totalizando 21 títulos históricos.
O projeto da Associação Guatá, com apoio da Itaipu Binacional, preserva e disponibiliza documentos jornalísticos para pesquisadores, estudantes e a comunidade.
“O projeto é um sonho que só se tornou realidade pela parceria com Itaipu”, afirmou Alexandre Palmar, presidente da Guatá. Ele destacou que já existem mais de 400 mil páginas a serem digitalizadas e que o material será levado a universidades, escolas e bairros.





