O Projeto “Meu canteiro” foi divulgado para a população que passou pela Praça Getúlio Vargas na manhã do último sábado (22).
Os alunos das Escolas Municipais Gralha Azul, Irmã Dulce, Aldir Cantu e União, demonstraram como realizam a plantação, cultivo e colheita das hortaliças e temperos na horta comunitária. O projeto acontece simultaneamente em 11 escolas do município, entre as turmas do Infantil 5 até 5º ano. O objetivo é envolver todos os alunos da rede.
As crianças distribuíram sachês com as especiarias cultivadas que foram montados em sala de aula, além de mudas de cada.
Também é explicada a importância das propriedades medicinais contidas nos vegetais e condimentos. Entre manjerona, alecrim, lavanda, poejo e boldo, também é produzido durante as aulas o sal temperado.
Tudo que é plantado, também é utilizado na alimentação escolar, visando a conscientização dos alunos sobre hábitos saudáveis e oferecendo hortaliças frescas para consumo.
Ainda, essa é uma ação interdisciplinar, que envolve diferentes assuntos como empreendedorismo e sustentabilidade. Até mesmo nos concursos que envolvem a produção de crônicas e redações entre as turmas, é utilizada a mesma temática.
“Nossas crianças já estão crescendo com conhecimento e prática sobre saúde, meio ambiente e ecologia”, explica a professora do 5º ano, da Escola Gralha Azul, Josiane Freder.
Além disso, a distribuição dos produtos excedentes é feita para as refeições das famílias. Também é empregado nas escolas o processo de reciclagem do lixo orgânico, a partir da compostagem.
Foto: Rodinei Santos/PMPB