Na lista, a nova concessão da Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro; a BR-381/262, entre Minas Gerais e Espírito Santo; a BR-116/493, do Rio a Minas Gerais; e rodovias integradas do Paraná, conforme antecipou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) em maio.
A portaria do ministro Tarcísio estabelece a isenção às motocicletas como “diretriz de política pública” e encaminha a decisão à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para “conhecimento” e “adoção das providências necessárias no âmbito de suas atribuições, em especial quanto aos ajustes nos EVTEA (Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) dos projetos”.
Embora o governo fale em baixo impacto nas tarifas, a gratuidade para motociclistas terá como consequência o encarecimento dos pedágios cobrados aos outros usuários das pistas, como motoristas de automóveis e caminhões.
O Broadcast apurou que, no caso da Dutra, estudos sobre a isenção apontaram que a medida vai provocar um impacto médio de 0,5% nas tarifas pagas pelos demais usuários. No Paraná, o benefício deve onerar o pedágio de carros e caminhões entre 0,31% e 0,60%.
Pelo ato publicado nesta quinta-feira, os empreendimentos que deverão implementar a retirada do pedágio para motociclistas são:
I – BR-116/101/RJ/SP;
II – BR-381/262/MG/ES;
III – BR-116/465/493/RJ/MG;
IV – lotes 1 a 6 das Rodovias Integradas do Paraná;
V – lotes em estruturação pelo BNDES;
VI – BR-040/495/MG/RJ;
VII – BR-040/DF/GO/MG (Relicitação);
VIII – BR-158/155/MT/PA;
IX – BR-135/316/MA;
X – BR-163/267/MS (Relicitação); e
XI – BR-060/153/262/DF/GO/MG (Relicitação).
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