A Missão SOS Vida, fundada em 1994, celebra, em outubro, três décadas de atuação voltada ao acolhimento e cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas afetadas pela dependência química e moradores de rua. Com raízes em Pato Branco, a instituição expandiu suas atividades para Chopinzinho e Xanxerê, oferecendo não apenas tratamento, mas uma nova perspectiva de vida fundamentada na espiritualidade católica e reintegração social.
Para comemorar a data, entre os dias 13 e 20 de outubro, a Missão SOS Vida realizará uma programação especial que marca os trinta anos de atuação. As atividades incluem uma caminhada no dia 13, seguida de uma missa na Igreja Matriz São Pedro. No dia 16, será realizada uma assembleia geral, na qual os participantes poderão conhecer mais sobre o trabalho da missão e os planos futuros. A celebração culminará no dia 20 com uma missa de encerramento, que homenageará Frei Nelson Rabelo, um dos fundadores da entidade, falecido em 17 de outubro de 2017, reforçando a importância de sua memória e legado.
De acordo com a organização, os eventos visam não apenas celebrar as conquistas da missão, mas também reunir a comunidade e os ex-acolhidos, fortalecendo os laços de solidariedade e apoio mútuo. “A ideia é chamarmos também os familiares dos acolhidos, em especial aqueles que já passaram pelo SOS Vida e estão recuperados, para que eles também possam participar conosco dessas atividades que estamos realizando, no sentido de celebrarmos os trinta anos e também em memória do Frei Nelson”, explica Flávio César Brinkmann, coordenador da SOS Vida.
César destaca a importância de reunir fundadores e ex-diretores para celebrar e refletir sobre os próximos passos da instituição. “Queremos agradecer e mostrar como está o SOS Vida, além de apresentar os projetos futuros”, disse. A SOS Vida acolhe cerca de 60 pessoas por mês em Pato Branco, enquanto na unidade de Chopinzinho, são atendidas outras 20, e em Xanxerê, cerca de 15 pessoas, todas recebendo abrigo e tratamento.
Estrutura e financiamento
A estrutura física do espaço é cedida pela Província Franciscana, permitindo que a entidade opere em um terreno que abriga três casas de acolhida, uma panificadora, um ginásio, uma capela, uma academia, uma marcenaria, uma horta, lagos de pesca, estufas e uma área de bosque. Essas instalações foram construídas e mantidas com o apoio da comunidade e de recursos públicos provenientes das esferas municipal, estadual e federal, além de convênios com o poder público por intermédio da vara criminal e da justiça do trabalho.
A entidade depende, em grande parte, do apoio da população, que sempre colaborou com a Missão. No entanto, segundo César, o objetivo é buscar continuamente a sustentabilidade financeira, por meio da implementação de iniciativas, como a comercialização da própria produção. Essas vendas se tornaram uma fonte importante de recursos para financiar as atividades do SOS Vida. Atualmente, a instituição não conta com convênios públicos significativos, dependendo eventualmente de emendas impositivas na Câmara de Vereadores. Há um apelo para que os órgãos públicos aprimorem a destinação de recursos, considerando a possibilidade de repasses mais frequentes e o custeio de vagas. Isso contribuiria para fortalecer o projeto e ampliar o atendimento com mais qualidade.
Para garantir um atendimento eficaz, a entidade destaca ainda a necessidade de investir tanto na infraestrutura quanto na ampliação e capacitação da equipe que cuida dos acolhidos. A atenção ao profissionalismo e ao acolhimento humanizado é fundamental para proporcionar um ambiente de recuperação. Além disso, o SOS Vida conta com cerca de 120 voluntários diretos e indiretos que apoiam nas atividades e eventos da instituição. A equipe operacional é composta por aproximadamente 20 pessoas, que trabalham em conjunto com os voluntários para oferecer um suporte de qualidade à comunidade atendida. Essas iniciativas demonstram a importância do apoio contínuo da sociedade civil e do poder público para a manutenção e expansão dos serviços prestados pela Missão SOS Vida.
Programação Especial
Para celebrar seu 30º aniversário, a programação inclui:
- Domingo, 13 de outubro: Caminhada às 07:30 (saída da Missão) e Missa às 09:30 na Igreja Matriz São Pedro.
- Quarta-feira, 16 de outubro: Missa em Ação de Graças às 08:00 na Igreja Matriz e Assembleia Geral às 19:30 na Missão SOS Vida.
- Domingo, 20 de outubro: Missa de encerramento às 08:00 na Igreja Matriz, com homenagem ao Frei Nelson, falecido em 17 de outubro de 2017.
Comentários estão fechados.