A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum que bloqueia a liberação de acetilcolina nos músculos, fazendo com que ele perca a força de contração. Ela foi descoberta por acaso em um estudo muito interessante sobre tratamento de blefarosepasmo pelo casal Carruthers, que observou a melhora também das rugas ao redor dos olhos com o uso da toxina botulínica tipo A.
Conhecida por Botox, o procedimento de aplicação da toxina botulínica é um dos mais procurados hoje em dia por muitas pessoas que desejam melhorar sua autoestima e dar aquela repaginada na aparência. E com a popularização da técnica, muitas pessoas ainda tem dúvidas do que é verdadeiro ou não sobre o procedimento.
Luzia Costa, especialista em estética, separou alguns mitos e verdades sobre a toxina botulínica.
Deixa as marcas de expressão mais suaves
VERDADE. O procedimento retarda alguns efeitos da idade e também do envelhecimento. Além disso, a toxina botulínica também é muito útil para tratar alguns problemas de saúde como sudorese, dores de cabeça, entre outros.
Diminui os efeitos das rugas, deixando o rosto sem expressão
MITO. Quando aplicada de forma correta, a toxina botulínica relaxa apenas os músculos da região injetada. Outra coisa que pode interferir no relaxamento do músculo é a dosagem da toxina, que pode dar essa impressão, mas, no geral, ela não afeta a expressão do nosso rosto. Para evitar intercorrências, procure uma clínica de qualidade para realizar o procedimento.
Auxilia no processo de prevenção de rugas
VERDADE. Apesar de muitas pessoas acharem que o procedimento só deve ser realizado quando já temos algumas ruguinhas que nos incomodam, ou até mesmo as marcas de expressões, o indicado é usar a toxina botulínica como prevenção ao envelhecimento, com técnicas específicas para isso.
A testa e região próxima aos olhos são os locais mais recomendados para aplicação
VERDADE. Essas áreas específicas do rosto auxiliam na manutenção de uma aparência mais jovem por um tempo maior, evitando a contração muscular, por isso são as mais recomendadas para ajudar na prevenção ao envelhecimento.
Botox é a mesma coisa que preenchimento
MITO. Mesmo que os dois procedimentos tenham o objetivo de combater o envelhecimento, são diferentes técnicas e tem finalidades distintas. A aplicação de toxina botulínica suaviza as marcas de expressões e rugas com o relaxamento do músculo; já o preenchimento é realizado com injeções de ácidos para preencher as rugas.
É muito utilizada para saúde odontológica
VERDADE. A toxina botulínica trata, por exemplo, o sorriso gengival e até mesmo o bruxismo, que melhora por diminuir a força de contração do masseter.
Funciona no tratamento de hiperidrose axilar e palmo plantar
VERDADE. O excesso de sudorese, que traz impacto social, pode ser tratada com aplicação de toxina botulínica em pontos específicos, trazendo um alívio muito grande especialmente para os homens, que tem que usar camisa no trabalho e sofrem com a famosa e deselegante marca de pizza embaixo do braço.
Não é indicada no caso de modificações faciais
MITO. A toxina botulínica pode levantar as sobrancelhas, fazer um efeito lifting melhorando o contorno do rosto e a flacidez do pescoço e até dar aquela empinadinha no nariz através da aplicação de um ponto na base do nariz.
Pode tratar a enxaqueca
VERDADE. Além da enxaqueca, é indicada para dores de cervical e de cabeça tensional, já que relaxam os músculos da região.
*Redação com assessorias