A Câmara Municipal aprovou a Moção de Aplauso nº 40, de 2023, destacando a dedicação e empenho da “Equipe de Transplante de Órgãos” do Hospital Filantrópico Policlínica (HFP). A homenagem foi direcionada à equipe que realizou o milésimo transplante de rim em 24 de outubro de 2023. A iniciativa foi proposta pelos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB) e Lindomar Brandão (PP).
A região de Pato Branco se destaca como referência em cirurgias renais, atendendo as áreas da 7ª e 5ª Regional de Saúde. Sua história teve início em 1985, quando foi realizada a primeira cirurgia. Em 1985, os médicos que integraram a equipe foram Júlio Sfredo, Hélio Vida Cassi, Carlos Volpato, Eduar Guerios Jr., Pedro Bortot, Luiz Alberto Sartori, Eliseo Batiston e Paulo Furtado.
Em 2023, a equipe de cirurgia foi formada por Jorge Ramos, Daniel Nascimento, Sérgio Janczeski, Luis Eduardo Barboza, Eduar Guerios Jr.. Eduar Guerios Neto, Almir Molossi, Ivis Costa, Claudia Polesso (enfermeira), Loan Silveira (circulante de sala), Vera Bido e Nelci Brocco (instrumentadoras). Importante ressaltar os médicos Eduar Guerios Jr. e Jorge Zanete Ramos, que têm se dedicado desde os primórdios dos procedimentos na região.
Os vereadores enfatizaram a relevância do trabalho da equipe no auxílio à população pato-branquense, proporcionando uma nova chance de vida aos pacientes. A iniciativa também foca na conscientização sobre a Doença Renal Crônica (DRC) e a importância da doação de órgãos. Dos mil transplantes realizados em Pato Branco, 602 foram de doadores falecidos e 398 de doadores vivos.
Comentários estão fechados.