“O momento é muito oportuno para discutirmos CBDC, porque estamos em um período de mudanças em relação à forma com que lidamos com a moeda”, disse Pinho de Mello. “A pandemia acelerou transformações na forma que a sociedade transaciona, com o crescente uso dos meios digitais de pagamento.”
Na visão do diretor, a população tem utilizando cada vez mais os pagamentos digitais, o que abre a possibilidade para se debater a moeda digital como ferramenta complementar, que traga mais eficiência e inclusão.
“Gosto de ressaltar que a tecnologia é uma aliada e que não é contraditório o uso de CBDC com a segurança e a estabilidade do sistema financeiro”, disse Pinho de Mello. “Pelo contrário, a escolha das tecnologias certas e o uso adequado desse tipo de moeda certamente permitirão aperfeiçoar a segurança no Sistema Financeiro, além de trabalhar outros resultados como o de incentivar a inclusão financeira e os pagamentos transfronteiriços.”
O Banco Central promove hoje o webinar “Potenciais do Real digital”, o primeiro de uma série de sete eventos voltados para o debate da moeda digital brasileira. A apresentação de Pinho de Mello está disponível em (https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/JM_Discurso_Webinar_Moeda%20Digital_29.7.21.PDF).
Comentários estão fechados.