Modelo Cívico-Militar – 14/06/23

Modelo cívico-militar
O governador Ratinho Júnior confirmou que o Governo do Estado vai assumir o modelo cívico-militar nas 12 escolas administradas atualmente pelas Forças Armadas no Estado. No Paraná, além dos 12 colégios sob responsabilidade das Forças Armadas, a rede estadual conta ainda com 194 escolas cívico-militares – num total de 2.109 escolas estaduais .

Modelo cívico-militar II
O modelo foi implantado por lei na rede estadual em 2020 e as unidades foram transformadas após a votação das comunidades, que referendaram o projeto.   A Secretaria de Estado da Educação (Seed) já planeja a ampliação do modelo, que pode chegar a cerca de 400 unidades a partir de 2024. Segundo a Seed, 80% das escolas que passaram para essa modalidade aumentaram a nota na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Alta vazão
A vazão das Cataratas do Iguaçu subiu cinco vezes e atingiu 7 milhões de litros por segundo, nesta quarta-feira (12). A vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. A passarela que dá acesso a Garganta do Diabo no lado argentino, em Puerto Iguazú, foi fechada devido a protocolo de segurança que estabelece que as grades das passarelas e do mirante sejam retiradas quando o Rio Iguaçu enche com o objetivo de preservar as estruturas.

Contorno Oeste
Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel atingiu a marca de 92,39% de execução. A obra contempla um total de 19,07 quilômetros de novas pistas em pavimento rígido de concreto. O investimento é de quase R$ 68 milhões, resultado de parceria entre o Governo do Paraná com a Itaipu Binacional. As novas pistas devem ser liberadas ao tráfego em breve, com todos os demais serviços sendo concluídos no segundo semestre de 2023.

Jeps
A etapa final dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) vai reunir em Maringá mais de seis mil pessoas entre atletas, dirigentes, arbitragem e organizadores, de 782 escolas de 230 municípios paranaenses. Essa etapa é para estudantes de 15 a 17 anos. Os Jeps fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado.

Modalidades
A 69ª edição dos Jogos Escolares é realizada pelo Governo do Estado. Nesta fase final serão disputadas as modalidades de futsal, handebol, basquete, basquete em cadeiras de roda, vôlei, badminton, ginástica rítmica, goalball, judô, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, natação, skate, vôlei de praia, xadrez, ciclismo e atletismo.

Indústria em destaque
A indústria do Paraná cresceu 5,3% em maio deste ano, terceiro maior registro do mês. e também representa o maior crescimento da região Sul em relação a abril. Segundo o IBGE, a produção industrial paranaense de maio foi beneficiada pelo desempenho dos setores de veículos automotores, alimentos e celulose. É o melhor resultado da indústria no Estado desde dezembro de 2022 (9,9%).

Centro de inovação
O Centro de Inovação de Cascavel deve ser inaugurado em novembro, mês de aniversário da cidade. O espaço vai concentrar uma série de atividades voltadas ao empreendedorismo, smart Cities, inovação e tecnologia.O Centro de Inovação terá uma área total de mais de 2,3 mil m². As obras já estão 50% executadas.

“Um Dia no Parque”
No próximo dia 23 de julho será realizado em pelo menos 300 unidades de conservação de todo o país o evento “Um Dia no Parque”, idealizado pela Rede Pró UC, criado em 2018 como forma de valorizar as unidades por meio da visitação e de atividades que visam integrar as comunidades a esses espaços. “O objetivo é mostrar a importância das UCs, para que as pessoas conheçam, se apropriem e protejam essas áreas que, mesmo próximas, nem sempre são reconhecidas”, acrescenta Mariana Napolitano, gerente de Conservação do WWF-Brasil (World Wide Fund for Nature).

Semeadura
A Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) solicitou ao Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária)  que volte a vigorar no Estado o calendário de semeadura da soja com 140 dias, como ocorria nas safras passadas. Portaria emitida pelo Mapa encurta a janela para 100 dias. No caso do Paraná, os produtores poderão semear as lavouras entre 11 de setembro e 19 de dezembro. “A redução do período de semeadura causa um impacto negativo no planejamento dos produtores, a maioria em fase de pré-custeio da safra”, alerta a Faep.

Quebra de contrato
O deputado federal Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara dos Deputados, declarou que a Usina do Xisto em São Mateus do Sul no Paraná não será mais vendida pela Petrobras. “Como a Petrobras sofreu um calote do comprador, o contrato foi quebrado, a operação de venda da usina foi suspensa e agora temos base jurídica para não mais privatizá-la”, afirmou o parlamentar.

Mototáxi
O deputado estadual Ney Leprevost (PSD) disse que é “uma insanidade liberar o serviço de mototáxi nos grandes centros urbanos do Paraná”, referindo-se aos riscos da liberação indiscriminada do serviço nos grandes centros urbanos discutidos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O parlamentar também disse que está estudando um projeto de lei para vedar essa prática no Estado. “Não vamos admitir no Paraná essa pirataria em que corporações vêm aqui utilizar a mão-de-obra da nossa gente”, afirmou.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.