A Sanepar finalizou as obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Mariópolis, no Sudoeste do Paraná. Com a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a entrega de 20 quilômetros de redes coletoras, os moradores que estão na área de abrangência já podem fazer a ligação dos seus imóveis ao sistema.
As equipes da Sanepar estão visitando os moradores para a assinatura do termo de adesão ao serviço e para orientar sobre a interligação das instalações internas à rede pública de esgoto. Também estão sendo distribuídos materiais explicativos com informações técnicas sobre o funcionamento do sistema e os procedimentos para ligação correta.
Orientações para a ligação
A empresa reforça que a água da chuva deve ser direcionada exclusivamente às galerias pluviais e não pode ser conectada à rede de esgoto, sob risco de provocar refluxos e extravasamentos. Outro alerta é sobre a obrigatoriedade da instalação da caixa de retenção de gordura nas pias de cozinha, a fim de evitar entupimentos e facilitar o processo de tratamento do esgoto.
Após a liberação do sistema, todas as edificações com condições técnicas adequadas devem ser interligadas ao serviço, conforme determina a legislação vigente e o Código de Saúde do Paraná. A instalação pode ser realizada pelo próprio cliente ou por um profissional de sua confiança.
Atendimento e reuniões comunitárias
Caso ainda restem dúvidas após a visita dos técnicos, os clientes podem procurar atendimento no escritório da Sanepar em Mariópolis. Informações detalhadas estão disponíveis no site oficial da empresa: Clique aqui
Na próxima semana, serão realizadas reuniões comunitárias para reforçar as orientações e esclarecer dúvidas dos moradores.
Investimentos em saneamento
Com o novo sistema, cerca de 1,3 mil imóveis serão atendidos, abrangendo 65% da população urbana de Mariópolis. A ETE implantada utiliza tecnologia moderna e eficiente no tratamento de efluentes. A Sanepar informou que o município continuará recebendo novos investimentos nos próximos anos, com a meta de atingir a universalização dos serviços de esgoto até 2033, conforme o Marco Legal do Saneamento.
Comentários estão fechados.