Moradores reclamam das condições da pavimentação de ruas do bairro Vila Izabel em Pato Branco. Eles dizem que desde o início do ano, tentam protocolar pedido para que as ruas sejam revitalizadas com nova pavimentação asfálticas.
No entanto, segundo os moradores, a Prefeitura não deixa que eles protocolem esse documento que oficializa a necessidade da reforma, garantindo que essas vias serão asfaltadas quando a usina de asfalto for instalada. “Teremos que esperar mais um ano para que isso aconteça?”, questiona uma moradora. Ela lembra ainda que protocolou, ainda em julho, um pedido para que uma boca-de-lobo da sua rua recebesse manutenção e até agora a situação continua a mesma. “Verificamos que algumas ruas estão realmente nos projetos de asfaltamento, mas outras importantes, como as [ruas] Itapuã e a Aimoré, que estão em condições mais críticas, estão for a desse planejamento”, completa.
Usina de asfalto
A implantação de usina de asfalto, é de fato um dos projetos defendidos pela atual gestão. Até o momento, o Município adquiriu a área de onde, pretende retirar a pedra para a pavimentação.
De acordo com o secretário de Engenharia e Obras, Vladimir José Ferreira, “o Município está providenciando as licenças ambientais, para que possa dar continuidade nas próximas etapas da implantação [usina de asfalto]. Também estão em elaboração os projetos para as demais etapas.”
Ainda segundo o secretário, “enquanto o processo de implantação da usina está em andamento, a manutenção da pavimentação das ruas da cidade segue em processo licitatório.”
Informações repassadas pela pasta, apontam que estão em licitação 11 ruas no bairro Gralha Azul, totalizando mais de 1,5 quilômetro, e que nos próximos dias, entra em processo de licitação outras oito ruas no bairro Veneza, também compreendendo mais de 1,5 quilômetro.
Vladimir explicou que os projetos foram divididos em etapas, sendo que a terceira e a quarta etapas de manutenção, contempla diversas ruas no quadro urbano de Pato Branco, totalizando mais de 8,3 quilômetros.
“Nosso projeto de manutenção e revitalização das vias urbanas de Pato Branco contempla diversos bairros. São ruas importantes para a trefegabilidade de todo o município, além de demandas antigas da população. Temos como meta já licitar todas essas vias até meados de dezembro, para darmos inícios nessas obras já primeira quinzena de janeiro. Ainda no início do ano faremos uma quinta etapa, contemplando diversas ruas que atendem, especialmente, a lista de espera”, afirmou o secretário de obras.
Lista de espera
Conforme Vladimir, a admissão de novas ruas no cronograma de pavimentação, a chamada lista de espera, passa pela solicitação de demanda de reparo do asfalto pelo Fala Cidadão, que segundo o site do Município pode ser feito presencialmente na Prefeitura, de segunda a sexta-feira das 7h40 às 11h40 e das 13h15 às 17h15; ainda via telefone 156, ou por formulário do próprio site (https://patobranco.pr.gov.br/fala-cidadao/), ou de outra forma, que não foi especificada.
Contudo, no caso dos moradores o Vila Izabel, eles relatam não conseguirem protocolar o pedido desde o início do ano, para as melhorias das ruas do bairro.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.