
A Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira (2) um novo levantamento sobre a corrida eleitoral ao governo do Paraná em 2026, abrangendo Curitiba e os 28 municípios da Região Metropolitana. O senador Sérgio Moro (União Brasil) aparece à frente nos dois cenários estimulados, variando de 39% a 41% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Requião Filho (PT), que alcança índices entre 26% e 28%.
O levantamento não incluiu o nome do ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD), que já manifestou intenção de disputar o cargo. O político, atual secretário do Desenvolvimento Sustentável, tem forte base eleitoral justamente na capital e na região metropolitana, aparecendo apenas nas citações espontâneas.
Cenários estimulados para governador
No primeiro cenário, os números ficaram assim:
- Sérgio Moro – 39,3%
- Requião Filho – 26,4%
- Paulo Martins – 10,6%
- Alexandre Curi – 10,0%
- Ênio Verri – 1,5%
- Nenhum/Branco/Nulo – 7,1%
- Não sabe/Não opinou – 5,1%
No segundo cenário testado pela pesquisa:
- Sérgio Moro – 41,0%
- Requião Filho – 28,5%
- Paulo Martins – 12,0%
- Guto Silva – 3,8%
- Nenhum/Branco/Nulo – 7,7%
- Não sabe/Não opinou – 5,3%
Preferência entre nomes do PSD de Ratinho Junior
A pesquisa também quis saber qual seria o candidato preferido entre os nomes ligados ao partido do governador Ratinho Junior (PSD). Eleitores de Curitiba e Região Metropolitana, que representam cerca de 40% dos votantes no Paraná. Nesse recorte, o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, apareceu como destaque, com 38,2% das citações, bem à frente do secretário das Cidades, Guto Silva (11%), do vice-governador Darci Piana (8,8%), e do secretário da Agricultura, Norberto Ortigara (3,4%).
Na pergunta estimulada com outros candidatos, Curi também atingiu 10% das intenções de voto, consolidando sua presença no cenário estadual.
Alexandre Curi sinaliza disposição para disputar
Em encontros com lideranças políticas e empresariais no interior do estado, Alexandre Curi tem sido estimulado a lançar oficialmente sua candidatura. O deputado reforçou que a decisão será tomada de forma coletiva dentro do PSD:
“Já manifestei ao partido a minha vontade em concorrer ao governo do Estado. Mas este não pode ser um projeto individual, e sim uma construção coletiva”, disse Curi.
Ele ainda destacou o apoio que vem recebendo:
“De toda forma, tenho recebido o apoio de muitas lideranças de todo o estado e fico muito honrado em ver meu nome aparecendo com bons índices nas pesquisas de intenção de voto para o governo. Se o meu nome for o indicado, estou pronto para o desafio.”
Aprovação do governo Ratinho Junior
O levantamento também avaliou a gestão do governador Ratinho Junior. A aprovação subiu para 85%, enquanto a desaprovação ficou em 11,6%.
A Paraná Pesquisas ouviu 1.005 eleitores entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro de 2025. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Comentários estão fechados.