Morreu na manhã desta quarta-feira (16), o ex-prefeito de São João, Dirceu Mezzaroba, aos 67 anos, vítima de infarto.
Além da atuação política, Mezzaroba era empresário, e foi fundador e diretor da Rádio Fênix FM, rádio comunitária, daquele município.
O velório será na Capela Bom Jesus, já o sepultamento está previsto para a quinta-feira (17), no Cemitério Municipal.
Vida política
Mezzaroba foi prefeito de São João em três ocasiões.
Fez parte do cenário político de São João, onde as eleições eram definidas por menos de 100 votos.
Em 1988, quando foi eleito para a gestão 1989 a 1992, na época pelo PMDB, recebeu 88 votos a mais que o Ivo Feiten.
Já sua segunda eleição, representando o PPB, em 1996, para a gestão 1997 a 2000, foi sobre o então prefeito Renato Canan. Ele ainda foi reeleito para o mandato de 2001 a 2004, na ocasião filiado ao PSDB.
Luto oficial
O prefeito de São João, Clóvis Cucolotto decretou luto oficial de três dias em todas as repartições públicas do município.
“O Dirceu, deixou um legado de trabalho, tanto na vida social como política”, comenta Cucolotto ao recordar que em alguns momentos da vida política atuaram do mesmo lado, mas avaliando que de forma democrática na última eleição estiveram em lados opostos. “Pela democracia seguimos um de cada lado, mas sempre respeitando o legado que ele deixou. Um legado de trabalho e crescimento.”
Cucolotto pontuou que nos 12 anos dedicados a gestão do Município foram marcados por “vários problemas, mas ele com trabalho e dedicação, buscou o melhor para o desenvolvimento de São João. Buscando melhores serviços para toda a população”, disse o atual gestor, resumindo que “perdemos um batalhador. Que acreditava no trabalho, que o serviço iria melhorando a vida da população de São João.”
No entendimento de Cucolotto, boa parte do desenvolvimento atual de São João é reflexo do trabalho desenvolvido por Mezzaroba frente ao Município.
A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), através do prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, que preside a entidade, emitiu nota lamentando o falecimento de Mezzaroba.
“Uma pessoa muito estimada pela população sãojoanense, o ex-prefeito Dirceu teve três gestões à frente do município, que foram marcadas por muito trabalho e desenvolvimento”, diz a nota que segue, “certamente, deixa um imensurável vazio entre os notáveis ex-prefeitos da região. Mas, um importantíssimo legado de progresso ao município de São João, alicerçado em seus períodos como prefeito (1987/1992 – 1997/2000 – 2001/2004).”
A entidade, assim como o prefeito Cucolotto, se solidarizou com familiares, amigos e toda a população de São João.