
O uso de motocicletas no Brasil disparou nos últimos anos, impulsionado pela falta de opções eficientes de transporte público. Desde a pandemia de covid-19, a frota cresceu em quase 5 milhões, superando 29 milhões de veículos. Em seis estados do Norte e Nordeste, as motos já ultrapassaram os automóveis.
Com mais motocicletas nas ruas, também aumentaram os acidentes. Quedas, colisões e atropelamentos envolvendo motos já representam uma em cada três mortes no trânsito. Entre 2010 e 2023, o Ministério da Saúde registrou 1,4 milhão de internações de motociclistas, o equivalente a 57,2% de todos os casos de lesões de trânsito no país.
Para reduzir riscos, a legislação brasileira, especialistas e plataformas de transporte listam cuidados essenciais:
1. Use capacete corretamente
Obrigatório para condutor e passageiro, o capacete deve ter viseira ou óculos de proteção, adesivos retrorrefletivos, selo do Inmetro e estar sempre afivelado. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), reduz em até 42% o risco de morte e 69% o de lesões graves.
2. Não use celular
Distrações comprometem equilíbrio e atenção. Motoristas que usam celular têm quatro vezes mais chances de se envolver em acidentes, alerta a Opas.
3. Respeite os limites de velocidade
A alta velocidade aumenta a gravidade de colisões. Um acréscimo de 1% na velocidade média eleva em 4% o risco de acidentes fatais.
4. Viaje sóbrio
Dirigir sob efeito de álcool ou drogas é crime. Passageiros embriagados também podem comprometer a segurança do condutor.
5. Use roupas adequadas
Jaquetas, calças e luvas resistentes, calçados fechados e cores claras ajudam na proteção e visibilidade.
6. Cuidado ao trafegar no corredor
Apesar de permitido, exige baixa velocidade e atenção redobrada a motoristas, portas e pedestres.
7. Crianças só a partir dos 10 anos
Menores de 10 anos não podem ser transportados em motocicletas, e o capacete deve ser adequado ao tamanho da criança.
8. Mantenha farol baixo ligado, mesmo de dia
Reduz em até 20% o risco de colisões, segundo a Opas.
9. Transporte apenas um passageiro
Os condutores de motocicleta só podem transportar um passageiro na garupa da moto.
10. Segure firme e mantenha o equilíbrio
Se você vai na garupa em uma viagem de moto, deve segurar com as duas mãos nas alças traseiras da motocicleta ou no motociclista e manter os pés nos pedais de apoio durante toda a viagem.
Comentários estão fechados.